Novo livro de Miguel Pessoa aborda as formas e cores dos Mosaicos da VRR

• Novo livro de Miguel Pessoa aborda as formas e cores dos Mosaicos da VRR

A apresentação do livro bilingue “Os Mosaicos da Villa romana do Rabaçal. Formas e cores: Percurso geométrico / Les mosaïques de la Villa romaine de Rabaçal. Formes et couleurs: parcours géométriques” de Bernard Parzysz, professor emérito da Universidade de Orleães e diretor de Investigação em Didática da Matemática da Universidade Paris VII e de Miguel Pessoa, da Associação de Amigos da Villa romana do Rabaçal e Museu de Conímbriga, foi editada pelo Município de Penela e teve lugar no salão nobre dos paços do concelho, no dia 28 de setembro, no âmbito das festas de S. Miguel.

A apresentação do livro esteve a cargo de Jaime Carvalho e Silva, docente do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra onde destacou “esta obra é um hino à sofisticação dos práticos, o melhor aliado dos Professores de Matemática, por mostrar a nossa Geometria em ação.” Referiu ainda, que se trata de “uma mostra de Matemática congelada nos artefactos, sendo que a sua a observação sempre foi um atracão e um fascínio.” No seu entender, sublinhou, é uma “ferramenta excecionalmente útil na mão de pais, professores e visitantes espontâneos, e contendo um conjunto de elementos de trabalho para os grupos de professores que preparam o guião para uma visita onde cada um vê e toma notas, fundamental para quem elabora o roteiro de uma aula produtiva.” Trata-se, na sua opinião, de uma “reflexão que pode ajudar a modificar as práticas escolares, promovendo o encontro entre a Matemática, a História e a Engenharia.”

Créditos Fotográficos: Joana Bento

07/10/2019