Câmara Municipal de Penela

Penela Presépio já abriu portas aos visitantes



O Penela Presépio abriu portas no domingo passado, dia 7 de dezembro, para mais uma edição daquele que é já considerado o maior evento da quadra natalícia da região centro, este ano engrandecido com o Novo Presépio Animado no Castelo de Penela desenvolvido através das novas tecnologias e impresso em 3D, no FabLab de Penela.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penela, da Junta de Freguesia do Espinhal e da União de Freguesias de S. Miguel, Stª Eufémia e Rabaçal esta iniciativa integra uma estratégia comum de fomento da atratividade, com base em factores de diferenciação positivos, nomeadamente, atrair grande afluxo de turistas que beneficia, sobretudo, o comércio e a promoção de Penela e das nossas potencialidades.

O Presépio Tradicional do Espinhal localizado na quinta do castelo foi o ponto de partida para a cerimónia oficial que sinalizou o arranque do Penela Presépio 2014. Seguiu-se um périplo pela mostra de artes e ofícios no centro histórico da vila do Espinhal, um convite à descoberta das oficinas antigas dos trabalhadores que nos contam as histórias de outros tempos, houve ainda tempo para uma paragem no presépio também ele tradicional, da igreja matriz do Espinhal.

A cerimónia terminou no castelo de Penela. “Pode não ser o maior presépio do país mas é o melhor e o mais bonito” , afirmou Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela. Para o acompanhar na fotografia, o autarca fez questão de chamar para junto de si, todos aqueles que de alguma maneira, durante todo o processo “sacrificaram parte do seu tempo, de dia ou de noite, retirando horas de convívio com a família” para construir este Penela Presépio.

Um facto que poderá ser desconhecido para a maioria das pessoas e que o presidente da câmara recordou “as receitas alcançadas são canalizadas para o pelouro da ação social, reforçando as respostas sociais aos nossos concidadãos que vivem em situação de exclusão social, de maior carência ou mais desprotegidos”.

Seja na vila de Penela ou do Espinhal, até 6 de Janeiro do próximo ano, todos os dias os visitantes do Penela Presépio têm uma magia especial que os transporta para a época de Belém antiga.





Data

09/12/2014