Os direitos das crianças debatidos em seminário da CPCJ
Esta semana, o Auditório Municipal de Penela acolheu cerca de 80 pessoas para debater o tema “O Direito de Ser Criança”. A cerimónia de abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Penela, Dr. Emídio Domingues, do presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Armando Leandro, do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, Eng. Ramiro Miranda e do Dr. Fernando Martinho, presidente da CPCJ de Penela.
“Direitos e Parentalidade”, “A mediação familiar como meio de fazer face à alienação parental”, “Os grupos de ajuda mútua na resolução dos conflitos parentais”, “Maus tratos não são educação” foram os painéis apresentados no decorrer dos trabalhos. Drª Ana Perdigão do Instituto de Apoio à Criança, Dr. Jaime Roriz da Associação Pais para Sempre, Drª Margarida Meireles da Associação Igualdade Parental, Drª Fátima Duarte do CNPCJR, Dr. Goretti da APAV, Drª Leandra Cordeiro psicóloga clinica no CPJ de Coimbra e professora na ESSE de Viseu e ISMT, foram os oradores convidados para apresentarem os respetivos temas.
A tarde foi preenchida com uma mesa redonda, onde foi debatido o tema “As CPCJ - instrumentos e metodologias ao serviço da promoção dos Direitos de uma Criança” e contou com a colaboração da Drª Manuela Santos, presidente da CPCJ de Soure, da Drª Célia Freire, presidente da CPCJ de Ansião e da Drª Alexandra Tomé, presidente da CPCJ de Pampilhosa da Serra.
Organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penela a iniciativa teve como objetivo refletir e alertar sobre os direitos das crianças, em diferentes contextos de intervenção.
O evento que contou com o apoio da Câmara Municipal, foi enriquecido com a atuação musical de um aluno da EBI Infante de Penela acompanhado pela professora de instrumento de cordas, seguido do momento cultural, protagonizado pelos alunos da Escola Profissional e Tecnológica de Sicó – Polo de Penela, onde fizeram a apresentação teatral da Declaração Universal dos Direitos das Crianças.


