Universidade Sénior de Penela inicia mais um ano letivo
Foi num clima de boa disposição que decorreu a cerimónia que marcou o arranque do novo ano lectivo da Universidade Sénior de Penela. A cerimónia decorreu, no salão nobre dos Paços do concelho e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias que aproveitou o momento para dar as boas vindas aos alunos ali presentes.
Estiveram igualmente presentes o Padre Daniel Mateus e professor residente, o porta voz dos alunos, Mário Pereira, o vice-presidente, Dr. Emídio Domingues e o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Dr. Fernando Antunes, proferindo a oração de sapiência apelando à participação dos alunos para o envelhecimento activo.
Este ano, estão inscritos 70 alunos que irão frequentar 7 disciplinas, nomeadamente, Saúde e bem-estar, História comparada das religiões, Teatro, Iniciação à informática, Aprender a ler e escrever, Etnografia/dança, Movimentação física e serão leccionadas no salão paroquial, na Escola Tecnológica e Profissional de Sicó – pólo de Penela e no Campo Municipal S. Jorge e Piscina Municipal.
De salientar que a Universidade Sénior de Penela é um local de aprendizagem, mas sobretudo de convívio e sociabilização, não havendo compromisso curricular para com os alunos. É uma forma de combater a solidão e o isolamento, de promover a troca de experiências e de contribuir para que estas pessoas se sintam úteis após o término da sua vida activa. No vasto leque de número de alunos inscritos, este ano a Universidade Sénior de Penela conta com o aluno mais velho de sempre, 88 anos.

