Conhecer como viviam as famílias antigas do Espinhal
Apesar da chuva e do céu carregado, foram cerca de cinquenta pessoas que percorreram, no passado Sábado, as ruas da vila do Espinhal, para ouvir os “relatos históricos” do Professor Jorge de Alarcão, um profundo conhecedor da herança material e imaterial de uma localidade habitada por prestigiadas famílias da governança de Penela e da Lousã.
Sob o tema era "Casas e Famílias Antigas do Espinhal", o seminário permanente para o mês de Abril do Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut, desafiou os presentes a conhecer in loco o património construído que testemunha épocas e modos de vida das gentes que ajudaram a construir esta bela terra, o Espinhal.
Partindo da Junta de Freguesia do Espinhal, local de concentração, seguiu-se uma rota cronológica, com algumas alterações de última hora face às condições climatéricas, onde as memórias descritas pelo historiador fizeram os presentes conhecer um pouco das famílias que contribuíram para o engrandecimento do Espinhal, tais como, a família Alarcon que deu origem aos Alarcão, a família Oliveira Guimarães, ainda hoje com uma forte presença na vila, os Vellasquez Sarmento, entre outros, que deixaram marcas nas pedras das suas casas, nos modos de construção, nos adornos, que contam séculos, onde as gerações atuais perceberam a importância de preservar esta riqueza arquitetónica.

