Penela apresenta Smart Rural Living Lab em Aljustrel
O Municipio de Penela foi convidado para apresentar no passado sábado dia 4 de abril, na primeira edição das Conferências de Aljustrell, o Smart Rural Living Lab e sua estratégia de desenvolvimento territorial.
As Conferências de Aljustrel receberam mais de 300 participantes com uma edição de 2 dias sobre cidadania, inovação e território tendo ilustres oradores e especialistas de todo o país.
Luís Matias, Presidente da Câmara de Penela foi um dos oradores dessa tarde, onde participou na sessão dedicada a “Intervenções de Projectos & Iniciativas" destacando a importância do “trabalho em rede” como “um caminho de partida para o desenvolvimento sustentável de territórios de base rural” que corresponde a 80% do território de toda a Europa e a 25% da respectiva população. Como colegas de painel, o edil de Penela partilhou esta sessão com Miguel Torres da ACERT e António Saraiva da CIP proporcionando desta forma uma partilha de ideias e exemplos que cativou toda a plateia.
Os Living Labs são comunidades de actores envolvidos no processo de inovação, incluindo empresas, investigadores, consumidores e instituições públicas. O Living Lab consiste num ambiente onde projectos de investigação, desenvolvimento e inovação, conduzidos pelas entidades parceiras, contam com a participação activa dos potenciais utilizadores, enquanto co-criadores de novos produtos/serviços (Inovação pelo Utilizador).
O SmartRural Living Lab tem como missão a promoção da inovação e o desenvolvimento de investigação em novas tecnologias, metodologias e aplicações de modo a obter uma integração deste território de baixa densidade demográfica num mundo global competitivo, permitindo assim o aparecimento de novos serviços/produtos e oportunidades de negócio e promover a participação dos cidadãos na sua definição e nos seus testes.
Para mais informações sobre o evento, consulte: http://www.conferenciasdealjustrel.com/