Câmara Municipal de Penela

Projeto CLDS+ vai ser implementado em Penela



Foi apresentado publicamente, no passado dia 18 de fevereiro, no salão nobre dos paços do concelho, o plano de ação do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social Mais (CLDS+), “Penela Comunidade Inclusiva”, numa cerimónia que reuniu os principais atores da área social do concelho.

O Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social Mais (CLDS+), que pretende ser um projeto de parceria com as várias instituições e serviços do concelho, nomeadamente as IPSS’s, Centro de Saude, Cercipenela, Associações do Concelho entre outras entidades, é promovido pela Câmara Municipal e tem como entidade coordenadora local, a Santa Casa da Misericórdia de Penela que será responsável pela execução administrativa e financeira do projeto.

O plano, apresentado pelo coordenador do projeto, José Carlos Reis, tem como objetivo intervir em problemas sociais, sobretudo, no que diz respeito aos três grandes eixos. O primeiro está ligado à área do emprego, formação e qualificação, o segundo eixo relacionado com a intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e, por último, o terceiro enquadrado na capacitação da comunidade e das instituições.

Cada eixo de intervenção é concretizado através de ações obrigatórias, em função da caracterização do território a abranger pelos CLDS+, ao Município de Penela foi atribuído o “Emprego, formação e qualificação” (territórios especialmente afetados por desemprego) sendo este o foco principal das principais ações a desenvolver durante o período de intervenção do projeto.

Com duração de 15 meses (abril de 2014 a junho de 2015), será criado o Gabinete do Empre-go e Integração Sócio-Profissional (GEISP) que, entre outras funções, deverá ser um espaço de articulação, informação e mediação, nomeadamente com o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), e com o Centro de Emprego da Lousã, destinado a encaminhar e integrar a população alvo para respostas locais adequadas à sua situação e, simultaneamente, promovendo apoio ao nível psicossocial através de uma multiplicidade de serviços com o objetivo último de levar à integração sócio-profissional de famílias/indivíduos considerados de risco.

Na sede do CLDS, programa que se irá desenvolver em instalações da Entidade Coordenadora, após serem realizadas algumas obras de reabilitação e adaptação daquele espaço, funcionará também um Centro de Recursos de apoio à família e à Comunidade, que tem como finalidade promover a qualificação das famílias, dos seus direitos de cidadania, desenvolvimento de competências, aconselhamento, bem como outro tipo de apoios, nomeadamente o apoio no preenchimento de formulários, pedidos, licenciamentos, etc.

O Programa CLDS+ é financiado pelo Fundo Social Europeu e por verbas provenientes dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais, para despesas não elegíveis no âmbito dos fundos estruturais.

Das muitas iniciativas previstas durante a fase de execução do programa, um destaque especial para as ações dirigidas à terceira idade, aos seniores do concelho em situação de isolamento social, muitas deles em situação crítica de abandono, e que são contemplados com várias medidas de apoio ao seu bem-estar.

O apoio ao associativismo e à comunidade, a promoção do voluntariado, a segurança das pessoas, o acompanhamento personalizado aos alunos em risco de abandono escolar, a orientação e promoção da integração profissional dos jovens estudantes, são outras, das muitas ações previstas neste programa.

ACÇÕES A DESENVOLVER:

Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação
• "Competência e Atitude no Emprego“
• “Motivação e Adaptação ao Emprego”
• “Radar do Emprego”
• “Eu quero um emprego”
• “Oficina das Artes e Ofícios”
• “Caminhos para o Emprego”
• “Formação +Empreendedor”
• “Fórum de Desenvolvimento Económico”
• “Trabalho +Social”
• "Medidas de apoio à contratação e inserção de desempregados“
• “A Realização Profissional”
• “Educação com Futuro”
• “Projeto +Empreendedor”
• “Formação em Podas”
• “Formação para a Operação com Máquinas Agrícolas ”
• “Colher de Pau”
• “Ervas Aromáticas e Medicinais”

Eixo 2 – Emprego, Formação e Qualificação
• Criação do Centro de Recurso - Gabinete Apoio à Família (GAF)
 "Aprender a ganhar poupando"
 “Educação +Cidadania “
 “Um Ativo Sénior ”
 “Idosos Com +Vida”
 “Inter-Gerações”
 “Nós Estamos Cá”
 “Juventude em Movimento”
 “Expo-Saúde”
 “Semana do Idoso”
 “Penela +Segura”
 “Universidade Sénior” (apoio)
 “Inquérito – Antigas Profissões”

Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições
• “Liderança Associativa”
• “A importância do associativismo Agro-Florestal”
• “NozOli +Aromas”
• “A importância da Oliveira Galega”
• “A Qualidade na promoção do Produto Endógeno”
• “Sabores da Nossa Terra“
• “Comunidade +Voluntária”
• “Grupos Etnográficos, de Músicas e Cantares do Concelho” (apoio)
• “ACIP” - Criação de Associação Comercial e Industrial de Penela



Data

20/02/2014