Câmara Municipal de Penela

II Jornadas de Lacticínios



Com o objetivo de disseminar conhecimento técnico e as suas principais inovações, o Município de Penela vai promover, no próximo domingo, dia 21 de abril as 2ªS JORNADAS PRÁTICAS DE LACTICÍNIOS, na junta de freguesia do Rabaçal.

Este certame conta com a presença de organizações ligadas ao sector e pretende afirmar-se como um encontro de reflexão e trabalho da fileira dos lacticínios, é composto pelos seguintes temas: “O QUEIJO RABAÇAL”, “A IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS LOCAIS NUMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL”, “O QUEIJO COMO PRODUTO TRADICIONAL” e “O PRODUTOR DE QUEIJO - UMA TRADIÇÃO COM FUTURO”. A oferta de diversos temas para reflexão permitirá, a todos os profissionais desta área, a oportunidade de se inteirarem e debaterem, quer os desafios, quer as oportunidades que, na atualidade, se colocam ao sector.
Além de contribuir para a formação e especialização dos profissionais, o evento também é um momento de encontro de toda a indústria de lacticínios da região.

“A ideia é levar aos participantes uma visão estratégica do futuro, em que predominará a competitividade empresarial. Assim, pretende-se informar o que há de mais moderno em boas práticas, máquinas, equipamentos, embalagens e ingredientes para a indústria de lacticínios”.

PROGRAMA

21 de Abril -|- Junta de Freguesia do Rabaçal

10h00 - Abertura das II Jornadas de Lacticínios
Maria Eugénia Lemos, Diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Centro
Maria Marmé, Presidente da Junta de Freguesia do Rabaçal
António Alves, Presidente da Câmara Municipal de Penela

10h30 - O QUEIJO RABAÇAL
João Amilcar, Coordenador do Gabinete de Desenvolvimento Rural do Município de Penela

10h45 - A IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS LOCAIS NUMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL
Leonel Amorim, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro

11h00 - O QUEIJO COMO PRODUTO TRADICIONAL Ana Soeiro, Secretária Geral da QUALIFICA

11h15 - O PRODUTOR DE QUEIJO - UMA TRADIÇÃO COM FUTURO
Queijaria Quinta do Cruzeiro – Seixo da Beira / Oliveira do Hospital
Representante da DOP SERRA DA ESTRELA – ESTRELACOOP / Cooperativa Produtores de Queijo da Serra da Estrela

11h30 - Debate
12h00 - Prova de Queijos




Data

18/04/2013