Câmara Municipal de Penela

Penela prepara estratégias para o futuro do concelho



O Município de Penela realizou no dia 2 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho o primeiro fórum participativo, no âmbito da Agenda 21 Local, com vista a dar voz aos cidadãos na construção do documento que irá ditar as linhas estratégias para o concelho nos próximos anos.

A marcar presença estiveram representados vários elementos da sociedade civil, não faltando, membros da educação, instituições de solidariedade social, agências de desenvolvimento, associações de produtores, moradores e jovens, empresas, entre outras entidades públicas.

A manhã começou com a sessão de abertura realizada pelo vice-presidente da câmara municipal, Dr. Luis Matias onde de forma sucinta apresentou o papel da Agenda 21 local na elaboração do projeto Penela 2020 e o seu enquadramento na Estratégia Europa 2020.

Na senda do que tem sido o comportamento do Município, o vice-presidente “entende ser essencial desenvolver a reflexão e debate sobre as prioridades, os potenciais de desenvolvimento e o alinhamento com as prioridades europeias, posicionando o Concelho de Penela, uma vez mais, na linha da frente no que se refere à compreensão, preparação e captação de projetos e fundos estruturais para as regiões de convergência.”

É este o motivo pelo qual o Município está a preparar um documento de planeamento estratégico que pretende responder à necessidade e oportunidade de retirar o "melhor proveito" do próximo quadro comunitário de apoio e dos fundos de coesão. Este é um trabalho que teve início em janeiro e está a ser desenvolvido internamente na Câmara Municipal.

A manhã prosseguiu com a constituição de grupos de trabalho, onde os participantes fizeram uma análise atual do concelho (análise swot) centrando-se em seis temas: localização / mobilidade, meio ambiente, património / cultura / conhecimento, políticas sociais, competitividade local, cenários de desenvolvimento.

No final da sessão foram apresentados os resultados por tema de forma a convergir para um primeiro esboço daquele que será um documento que deve espelhar as aspirações da população local. Seguiu-se o debate bastante animado onde os participantes de forma ativa premiaram as principais ideias que surgiram neste primeiro fórum.

Em agenda já está o segundo fórum participativo, que irá decorrer em meados de Maio, onde será debatido as conclusões deste primeiro espaço de reflexão e as resoluções para os problemas apontados.




Data

04/03/2013