Câmara Municipal de Penela

Guilhermina Mota falou das "Gentes de Penela no séc. XIX"



No passado sábado, o Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut (CEHLRDAS), acolheu mais um Seminário Permanente, onde a oradora, Dr.ª Guilhermina Mota falou de Penela e as suas gentes no século XIX.

Penela, em meados do século XIX, era uma vila marcada pela ruralidade, com alguns proprietários abastados e muitos trabalhadores e assalariados, predominando as famílias pequenas e de organização simples. Terra pobre, com uma economia pouco dinâmica, em que a vida era dura e a infância acabava cedo.

Inaugurado em Novembro de 2010, o CEHLRDAS deseja afirmar-se como uma instituição de referência, a nível nacional, no estudo da temática histórica local e um instrumento fundamental ao serviço de desenvolvimento local e regional. Ao desejar servir as comunidades ávidas do conhecimento das suas raízes históricas, do seu passado, memória e identidade, faculta aos estudiosos, académicos e demais curiosos um espaço de pesquisa único, dotado de uma biblioteca especializada e de um conjunto integrado de recursos para a História Local Portuguesa. Agrega assim uma extensa colecção de monografias locais, espólio bibliográfico de índole variada e um portal de integração de recursos digitais.

Bookmark and Share





Penela e a sua gente em meados do século XIX

Data

28/06/2011