CISED será espaço de valorização do Património Natural
O Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça (CISED) apresentou a sua agenda de actividades para o ano 2011, assim como um filme sobre a interpretação do Carso e das grutas que fazem parte deste sistema espeleológico.
Este Centro que abriu portas em Setembro de 2005, pretende agora “assumir-se como um espaço de valorização do Património Natural do concelho” referiu Paulo Júlio.
Exemplo dessa valorização foi o filme apresentado, produzido com o apoio do Instituto Politécnico de Leiria, resultado de uma candidatura ao 3º Quadro Comunitário, que desde logo é importante para a sensibilização das pessoas, para o que são as grutas e a sua importância em todo o ecossistema.
Um dos três vectores da linha de acção do concelho de Penela é a Valorização do Território, “esta faz-se com a nossa identidade, com o Património Histórico e Natural”, foi dizendo Paulo Júlio, “a calendarização das actividades apresentada, é exemplo disso”, visando toda a valorização do Património natural existente desde o Carso de Sicó até ao Xisto na Ferraria de São João.
Encontros do CISED, percursos pedestres, cursos de espeleologia, cursos de fotografia, são algumas das actividades que vão tornar este espaço um local para investigadores, interessados, curiosos e crianças, um centro de sensibilização ambiental, “tendo como referência sempre a importância da preservação deste rico e belo património natural” salientou o autarca.
Esta agenda cuidadosamente elaborada e programada não seria possível sem as imprescindíveis parcerias, desde a Universidade de Coimbra, ao Instituto Politécnico de Leiria, Federação Portuguesa de Espeleologia, Sociedade Portuguesa de Espeleologia, Grupos de Espeleologia constituintes do colectivo do Dueça, empresas de desporto aventura e lazer, associações, entre muitos outros, fundamentais para esta “nova vida” que se pretende dar ao CISED.
“Queremos que o CISED esteja para o Património Natural, assim como, o Centro de Estudos de História Local e Regional Professor Dr. Salvador Dias Arnaut (CEHLR) está para o Património Histórico e história local e regional” frisou Paulo Júlio, o CISED quer tornar-se como espaço de debate para investigadores, estudiosos e interessados na área, para que se possa saber cada vez mais sobre estas grutas, sobre o património natural e a importância da sua preservação no ambiente.
Paulo Júlio terminou esta apresentação referindo “este espaço a partir de hoje vai cumprir um novo objectivo de desenvolvimento sustentável do concelho, para tal cabe a todos, autarquia e parceiros serem propulsores desse objectivo”.



