Chanca alvo de estudo da Universidade de Manchester
Durante alguns dias do passado mês de Dezembro esteve presente em Penela uma equipa de investigação composta por alunos da MMU - Manchester Metropolitan University - e elementos da CR Architects a realizar um estudo na aldeia de Chanca sobre a Desertificação Humana.
Durante esta estadia o grupo de investigação recolheu muita e variada informação com que vai ser possível publicar uma análise detalhada deste território. Chanca é uma Aldeia Portuguesa que, como muitas outras, está praticamente desertificada. Quando se visita esta aldeia é fácil observar os vários edifícios abandonados que nos mostram como foi a vida aqui em outros tempos. O problema da Desertificação Humana assombra todo o Interior de Portugal. Com este trabalho, onde profissionais e académicos se juntaram para ver de perto um problema que tem repercussões tremendas a nível humano, social e económico, pretende-se numa fase mais avançada propor soluções.
A Desertificação é um fenómeno que toca distintas áreas do saber, é um fenómeno antropológico, social, económico, territorial. Assim, a equipa que está a realizar este trabalho de investigação é composta por vários elementos: Cristina Rodrigues, Arquitecta, fundadora e responsável pela coordenação de todo o Projecto de Investigação, Diogo Castanheira, Licenciado em Tourism Management, Tiago Pereira, Licenciado em Design Gráfico, André Castanheira, Fotógrafo Profissional. Para além da equipa anteriormente descrita contamos ainda com os alunos da School of Landscape Architecture da MMU, coordenados pelo Professor Ian Fisher, Arquitecto Paisagista e Programme Leader da School of Landscape Architecture da MMU.



