António Arnaut e Mota Amaral debateram República em Penela
Foi no passado sábado que autarquia comemorou o Centenário da Implantação da República, com a presença de duas importantes figuras do panorama político nacional, Dr. António Arnaut e Dr. Mota Amaral, que debateram, durante cerca de uma hora “A República – Novos Desafios”.
Além de todo o enquadramento histórico que foi feito, muito foi esclarecido sobre o que realmente é República e que o 25 de Abril não se tratou de uma segunda República como muitos pensam, mas apenas uma interrupção nos 48 anos do regime republicano.
Ambos os oradores concordaram que a participação dos cidadãos na vida democrática é fundamental. “O novo desafio da República é o cidadão saber exercer a cidadania” salientou António Arnaut, “fazendo valer os seus direitos, mas acima de tudo, cumprindo os seus deveres”.
Um debate de grande interesse e importância na abertura destas comemorações, que encerraram com Teatro, com a Companhia Trigo Limpo da ACERT levou à cena no Auditório Municipal de Penela «Pessoa - o grande ausente», uma merecida e desconcertante homenagem a um dos mais importantes poetas mundiais. O espectáculo é construído a partir de textos de Fernando Pessoa mas refaz o seu universo interior ao inventar um novo lugar, uma nova situação e novas personagens para os interpretar.


