Jantar Penela Solidária juntou 300 pessoas solidárias
O Jantar Penela Solidária 08, realizado no passado dia 3 revelou-se uma vez mais um sucesso, com a presença de cerca de 300 pessoas, que quiseram solidarizar-se com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.
Este jantar, que vai já na sua segunda edição, visa a angariação de fundos para as IPSS do Concelho, não só pelo valor pago pelo jantar, como também pelo leilão dos 6 presépios vencedores do concurso concelhio de presépios, realizado pela autarquia, assim como pelo leilão das obras dos artistas concelhios.
Nesta cerimónia foram também entregues os prémios do Concurso Concelhio de Presépios, 6 no seu total, incluindo 3 menções honrosas:
1º Prémio: Joana Forte
2º Prémio: Rita Vaz
3º Prémio: Maria de Fátima Vaz
Menções Honrosas:
Maria de Fátima Vaz
Alexandrina Vaz
ATL do 2º e 3º Ciclos de Penela
O Jantar Penela Solidária teve muitos momentos marcantes, como a entrega do louvor ao Sr. António Vaz, este ano responsável pela realização do presépio que esteve em exposição no Palácio do Gelo, assim como pelo presépio com que a autarquia participou o ano passado no Concurso Brisa Presépios de Portugal e que nos permitiu ficar em 3º lugar. Um marceneiro de profissão durante 26 anos da sua vida, que desde sempre contribui com a sua arte para o concelho, sem nunca pedir nada em troca, um exemplo como ser humano!
Homenageado foi também Jaime Roxo, autor e proprietário do maior presépio animado do país, ex-líbris do Penela Presépio, que desde há dois anos vem de Alcobaça, para durante cerca de 2 meses construir e mostrar este grande presépio, com 350 m2 preenchidos por casinhas e cerca de 100 bonecos animados, movendo milhares de pessoas de todo o país para o visitar.
Uma noite bastante animada que contou com a actuação do Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra e da companhia de teatro sediada em Penela, “Encerrado para Obras”.
Nesta noite Solidária, que é também uma espécie de encerramento do Penela Presépio, foi mais uma vez referido pelo autarca, o cariz solidário do evento, sendo que as receitas por ele produzidas, cerca de 50 mil euros, serão utilizados pelo gabinete de Acção Social da autarquia, na recuperação de casas degradadas das famílias carenciadas do concelho.
No final do jantar, a satisfação era notória, uma vez que das peças em leilão, cerca de 22, incluindo quadros, esculturas e um bolo em forma de presépio, doados por artistas concelhios, Gloria Dean, Joana Forte, João Amílcar, Filipe Mendes, Rosando, Keith Roost, José Antero e Fernanda Paula, assim como duas gravuras de Mário Silva, atingindo bons valores de licitação.
Penela uma vez mais provou ser um concelho cada vez mais solidário!

