Conferências Medievais reavivam época medieval
No passado dia 21 de Maio, no Auditório Municipal , teve lugar o Ciclo de Conferências Medievais, uma realização que surge da parceria, cada vez mais vincada, entre o Município de Penela e a Universidade de Coimbra.
Na sessão de Abertura destas conferências estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Eng.º Paulo Júlio, o Pró-Reitor da Universidade de Coimbra, Professor Doutor Fernando Guerra, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Emidio Domingues e a Coordenadora Científica do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Professora Doutora Maria Helena da Cruz Coelho.
Nesta sessão foi referida a importância da parceria cada vez mais vincada entre o Município de Penela e a Universidade de Coimbra, que se revela em projectos como a carta educativa, a carta social, o curso de empreendedorismo, entre outras.
As Conferências medievais de Penela abordaram temas como "O Arcediagado de Penela: algumas notas" pela Doutora Maria Alegria Fernandes Marques, que da parte da manhã falou da religião na época medieval e suas características, aplicando exemplos da Vila de Penela.
Durante a tarde os temas abordados foram "Entre Cristãos e Muçulmanos nas terras da Ladeia - uma abordagem arqueológica", pela Doutora Helena Catarino e "A História Maravilhosa do Castelo Medieval de Penela", pelo Doutor João Gouveia Monteiro.
Com o auditório sempre preenchido, estas conferências deram aos presentes um enquadramento histórico de toda a época medieval na vila de Penela, que este ano se revive na Feira Medieval que termina este fim-de-semana.

