Câmara Municipal de Penela

D. Ximenes Belo visitou Penela



No âmbito do Penela Presépio 07, D. Ximenes Belo, Nobel da Paz em 1996, passou o dia de Domingo (9 de Dezembro) em Penela. A acompanhá-lo estiveram: o Sr. Embaixador de Timor-Leste, Manuel Abrantes e o Sr. Embaixador da Indonésia, Francisco Lopes da Cruz.
Durante a manhã, D. Ximenes Belo celebrou a Eucaristia na Igreja de S. Miguel e ainda antes de almoço, visitou o maior Presépio Animado de Portugal, uma obra que considerou de uma beleza extrema e onde fez questão de deixar a sua “marca” no livro de visitantes.
Durante a tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Penela, toda a comitiva foi recebida pelos Munícipes e respectivos autarcas, numa sessão solene em que a Solidariedade foi o tema principal, uma vez que foi entregue a D. Ximenes Belo um cheque no valor de 500€ (quinhentos euros), pela empresa Lucio’s, um dos patrocinadores do Penela Presépio 07, para ajudar a construir uma escola em Timor-Leste, em Suai, na Paróquia de Nossa Sra. De Fátima.
Na sua intervenção, o Nobel da Paz, apelou à solidariedade, uma vez que, apesar de Timor ter independência política, economicamente não consegue subsistir sem este tipo de ajudas para criação de infra-estruturas e condições para o desenvolvimento do país. No final deu os parabéns ao evento e agradeceu o convite de visita à vila que considerou bela.






Data

10/12/2007