Crianças à descoberta do Rabaçal
Como vem sendo hábito, a Câmara Municipal de Penela conjugou num programa único as Comemorações do Dia Mundial da Criança e do Ambiente, que se celebraram este ano, no dia 5 de Junho, na estação arqueológica da Villa Romana do Rabaçal.
Este ano, porém, o programa além de mais abrangente foi particularmente diferente com um conjunto de actividades de cariz lúdico educativo em torno da Época Romana:
Actividade 1 – Fazer um prato de uma receita inspirada nos alimentos produzidos na época romana (sala cattabia), da responsabilidade do Queijeiro José Luís Vicente Torres, com o apoio da Animadora Maria José Ribeiro, no meio do olival, não muito longe do edifício de apoio à visita.
Actividade 2 – Hora do Conto – Conto Romano “Não queiras ser um Gladiador”, da responsabilidade da Animadora Ana Raquel.
Actividade 3 – Conhecer as regras do “Jogo da Tábula”, semelhante ao “Gamão”, da responsabilidade da Historiadora Adelaide Gomes, na torre octogonal da área residencial.
Actividade 4 – Disputar o “Jogo do moinho”, semelhante ao “Pé de galo” ou “Três em linha”, o jogo da “Tracção” e o jogo da “Corrida de arcos”, da responsabilidade da Animadora Sílvia Santos, no meio do olival, perto da estação meteorológica.
Actividade 5 – Construir um pequeno mosaico, da responsabilidade da Educadora de Infância Paula Alexandra.
Actividade 6 – Produzir, montar e fazer uso de uma fechadura de porta semelhante à de época romana, da responsabilidade do carpinteiro Vítor Ribeiro Vital, junto aos dois carvalhos do portão de passagem da área residencial para o balneário e área rústica, onde todos os participantes terão a surpresa de serem convidados a abrir o portão munido da réplica de chave e fechaduras romanas.
Actividade 7 – Olaria. Reproduzir peças em barro, da responsabilidade da Arqueóloga Elsa Simões.



