Bombeiros Voluntários de Penela comemoram 42º aniversário
Uma associação que nasceu da solidariedade, do espírito de missão e humanista de gente boa, que nunca é de mais recordar, como o comandante José Freire dos Reis (o Sr. Zé dos Reis) e o Dr. João Ramos.
É ao recordá-los que, nestas breves palavras que vos quero dirigir, endereço os parabéns à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela e a todos os voluntários e colaboradores, que ao longo destes anos centraram o seu dia a dia numa missão importante: a proteção da vida, da saúde e da dignidade das populações.
42 anos já passaram e ainda me recordo bem da alegria que foi para a nossa população a chegada a Penela da Baribi.
Hoje não vou falar detalhadamente das operações que desempenham, que vão muito além dos incêndios rurais ou urbanos, do abastecimento de água às populações, dos acidentes de viação, do transporte de doentes, da assistência pré-hospitalar ou do resgate de animais.
Não vou falar dos Bombeiros Voluntários de Penela enquanto entidade certificada de excelência, que recebe regularmente formandos de todos os cantos do Mundo.
Também não preciso de referir a sempre pronta parceria com as mais diversas instituições do concelho, pelas mais diversas causas; tal como não preciso também de recordar os projetos e investimentos que temos em curso, por exemplo, as três equipas de intervenção permanente já em funcionamento.
O que importa mesmo hoje salientar é a honra que tenho de presidir a um município que tem uma corporação com esta qualidade, com estas pessoas, com este humanismo e disponibilidade permanente.
Quero dizer-vos que é graças ao vosso trabalho e, se me permitem, também ao trabalho da GNR, da Proteção Civil municipal e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que as nossas gentes e o nosso território estão mais seguros e tranquilos.
Estas entidades compõem o dispositivo municipal e distrital de proteção civil e desenvolvem, com dedicação e empenho, um trabalho muito importante, que aqui evidencio, porque desempenham mesmo um papel único e insubstituível na nossa comunidade.
Papel esse que fazemos e continuaremos a fazer por apoiar, tanto quanto possível, designadamente no reforço da capacidade operacional para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência no concelho e, claro, aos concelhos vizinhos se de nós precisarem.
Muitos dirão que é um custo demasiado elevado! Nós assumimos que o custo é de facto avultado, mas para nós, a proteção das pessoas e bens é mesmo uma prioridade.
Minhas senhoras e meus senhores,
Uma palavra final para os bombeiros e para as suas famílias.
O tempo que estes soldados da paz dedicam à causa pública e à segurança do nosso concelho, da região e do país é louvável. São dezenas de voluntários e colaboradores que compõem esta corporação, que todas as semanas cumprem turnos, que dedicam a vida para a importante missão de proteger a vida, a saúde e a dignidade das populações.
Mais uma vez vos peço: Não esqueçam aquilo que vos é transmitido na formação! As regras existem para vos proteger.
Mas também sabemos que o tempo que eles passam nesta missão humanitária significa que não estão em casa. E é por isso que também endereço uma palavra importante às mulheres, homens e crianças que ficam em casa, a assumir as tarefas diárias com redobrado custo, para que os vossos entes queridos, possam dedicar tempo aos bombeiros, permitindo a estes continuar operacionais para as missões de socorro, salvamento e tantas outras.
Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Penela, quero, uma vez mais, testemunhar o papel insubstituível que desempenham na nossa comunidade, como também agradecer penhoradamente às vossas famílias por connosco vos partilharem.
Termino, caro presidente Jorge Pereira, reiterando os meus parabéns a esta Associação Humanitária. Por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, o que nos transmite enorme confiança na capacidade operacional e no estado de prontidão do nosso dispositivo de proteção civil.
Tenham a certeza que podem contar connosco, com a Câmara Municipal. Trabalhamos diariamente, também na prevenção e segurança, porque assim estamos todos a construir uma Penela melhor.
A todos vós, o nosso muito obrigado!»