Execução de redes de saneamento de águas residuais com ligação à ETAR Quinta de Cima
Mais de 500 pessoas do concelho de Penela passam a ser servidas pela rede pública de drenagem de águas residuais, num investimento municipal superior a 730 mil euros com uma comparticipação de 623 mil euros do Portugal 2020.
As populações de Espinheiro, Santo Amaro, Covão, Serradas da Freixiosa, Grocinas e Vendas dos Moinhos vão ser servidas pelo serviço público de drenagem e tratamento de águas residuais associado ao subsistema de Penela.
Esta operação de alargamento do serviço de drenagem e águas residuais, a estender a outras localidades num futuro próximo, inserido numa estratégia mais ampla de aumentar o número de edifícios ligados à rede pública de saneamento, iniciada ainda em 2015 com a execução da 1ª fase do Espinheiro e já no decurso do corrente ano com a 1ª fase das Serradas da Freixiosa, com um investimento total elegível de 733.554,52 euros, vai beneficiar de uma comparticipação do Fundo de Coesão (FC) de 623.521,34 euros, na sequência da candidatura, agora aprovada, apresentada pelo Município ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
São cerca de oito quilómetros de coletores e 277 ramais de ligação, que vão servir mais 541 habitantes, aumentando a taxa de cobertura deste serviço dos atuais 36% para 45% da população. O município vai, no entanto, continuar o esforço de alargamento da cobertura de saneamento de modo a aproximar-se dos 70% de cobertura do serviço definidos no PEAASAR.