Câmara Municipal de Penela

Colocação da 1ª Pedra do Abrigo da Ferraria de São João tem lugar no próximo sábado, pelas 12h00

Colocação da 1ª Pedra do Abrigo da Ferraria de São João tem lugar no próximo sábado, pelas 12h00


De referir que a construção deste equipamento surge no seguimento dos incêndios de 2017 - e de um protocolo estabelecido em 2019 - tendo sido desenvolvido um trabalho no âmbito do Projeto Piloto “Aldeias Resilientes”, impulsionado pela AVIPG – Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrogão Grande, que envolveu outras entidades e parceiros, tendo como objetivo a definição de uma estrutura de apoio e proteção à população. 


Este equipamento terá como Mecenas o empresário e agente de futebol, Jorge Mendes, que irá suportar o custo integral de 300 000€ + IVA, da construção do Abrigo, sendo ainda parceiros a Câmara Municipal de Penela, a Associação de Moradores da Ferraria de São João, a AVIPG - Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrogão Grande e a ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial.

Para além destas entidades que irão assinar um protocolo de parceria onde estão definidas as responsabilidades e competências de cada parceiro, este projeto - que se irá assumir como uma infraestrutura de apoio importante para a valorização do território e para a melhoria das condições de acolhimento no local em situações de catástrofe - conta ainda com o envolvimento de outras empresas, como o Atelier da Boavista – Arquitetura e da A400, assim como do empreiteiro Gonçalves Sequeira Ferreira, Sociedade Unipessoal. 

O abrigo será instalado num terreno localizado no centro da aldeia, sendo a sua construção e dinamização da responsabilidade da Associação de Moradores da Ferraria de São João.

Já a Câmara Municipal de Penela irá garantir a fiscalização da obra e apoiar a Associação de Moradores na manutenção e funcionamento do edifício, nomeadamente nos custos com água e energia.

Com a construção deste abrigo o concelho de Penela irá não só criar uma infraestrutura essencial de apoio e proteção à população, como também reforçar e fortalecer as tradições, promovendo o convívio comunitário e a valorização da identidade cultural do território.

  

 

 



Data

14/01/2026