Câmara Municipal de Penela

S. Sebastião aplaudiu Inverno Cultural



Entre batidas e palmas, o público acompanhou aqui e ali, umas vezes em uníssono, outras nem por isso, os acordes dos grupos de música popular “Terra Firme” e “Esperança”, no passado Domingo, no Centro Cultural de S. Sebastião.
De braços no ar e de forma desinibida, a população de S. Sebastião e demais curiosos souberam acompanhar durante alguma horas, o espectáculo promovido pelo grupo da “casa” Terra Firme e os vizinhos “Esperanças”. A afluência confirmou o sucesso que já se previa em mais uma tarde de Inverno Cultural.

Grupo de Música Popular “TERRA FIRME”
Em Novembro de 1997, nasceu um grupo de música popular no seio do Centro Cultural de Viavai que recebeu o nome de “Terra Firme”. Constituído por 25 elementos, teve a sua primeira actuação em Abril de 1998 numa festividade na terra que o viu nascer, Viavai. O reportório é inteiramente baseado no Música Tradicional Portuguesa e entre ele ainda encontramos o seu primeiro tema – “Saia Velhinha”.
Actualmente, o grupo “Terra Firme” possui somente 18 elementos. Encontramos a razão para a diminuição do seu número de elementos na agitação da vida moderna, na perda de influência e de participação dos cidadãos, de um modo geral, no movimento associativo local. No entanto, graças aos ápios concedidos pela Câmara Municipal de Penela, este grupo musical tem resistido aos presentes tempos de adversidade.

Grupo de Música Popular “ESPERANÇAS”
O Grupo de Música popular “Esperanças” está agregado à AREC – Associação Recreativa e Cultural da Ranha de Baixo, Aldeia da Freguesia e Concelho de Pombal.
Nasceu em 1998 e teve a sua primeira actuação a 5 de Julho de 1998 nas Freguesias de S. Pedro na Ranha de Baixo.
Inicialmente com designação de “Alegres sem Futuro” tem vindo ao longo destes anos cumprindo sem interrupção a nobre tarefa de impedir que se esqueçam os sons do nosso povo.
Pela persistência dos seus elementos reforçada pela aceitação junto do público tem já actuado um pouco por todo o nosso Portugal Continental, do Norte ao Sul, especialmente na Região Centro.
Com o objectivo de preservar e perpetuar a Música Tradicional Portuguesa tem feito recolha de músicas e incluindo nos seus reportório a cantigas que ilustram a história de um Povo, os seus labores, catares, gostos e tradições das várias regiões do Continente e Ilhas o Grupo canta actualmente com 13 elementos que fazem parte do se projecto de renovação e continuidade.

PRÓXIMOS ESPETÁCULOS:

18 DE FEVEREIRO, DOMINGO
15h00 • Centro Cultural de Viavai
Rancho Folclórico do Rabaçal
Coral Quecofónico do Cifrão

26 DE FEVEREIRO, DOMINGO
15h00 • Centro Cultural da Louriceira
Tu-Cá-Tu-Lá, S.A.
Vai ou Racha

INVERNO CULTURAL 2012, por todo o concelho, perto de si…



Bookmark and Share





Data

13/02/2012