ORÇAMENTO PARA 2023 APROVADO POR UNANIMIDADE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
A Assembleia Municipal de Penela aprovou, por unanimidade, na sessão de 16 de dezembro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2023, no montante de 13,2 milhões de euros. O documento tem como novidade a criação de um cartão de saúde para os munícipes terem acesso a uma rede alargada de serviços.
Na sessão da Assembleia Municipal, o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, salientou que o orçamento para o próximo ano está marcado por uma grande incerteza e restrições, pelo que ainda não consegue refletir totalmente o programa eleitoral sufragado nas últimas eleições autárquicas, tal como já tinha referido em declarações à agência Lusa.
O presidente da Câmara referiu que o executivo resistiu também ao aumento de impostos para não sobrecarregar mais as famílias e as empresas, “que já vão estar sobrecarregadas em 2023”, tendo as propostas da Câmara também sido todas aprovadas por unanimidade.
O documento para 2023 apresenta um montante de 400 mil euros superior ao de 2022, que se deve às verbas da administração central no processo de descentralização nas áreas da educação e ação social.