Comemorações do 25 de abril de 1974

Decorreram ontem, em Penela, as Comemorações do 25 de abril de 1974, que contou com a presença de S. Exa. o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Soares Miguel, e do representante da Associação 25 de abril, militar e homem de abril, o Coronel Lestro Henriques.

As comemorações iniciaram-se com o Hino Nacional e o Hastear da Bandeira na Praça do Município, a cargo dos Bombeiros Voluntários de Penela e da Sociedade Filarmónica Penelense, contando ainda com um breve apontamento de poesia alusiva à Revolução dos Cravos, levado a cabo por alunos participantes no Concurso Nacional de Leitura e finalistas da fase concelhia (e que decorreu no pretérito dia 20 de abril, na Biblioteca Municipal António Arnaut, em Penela).

Seguiram-se as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Penela, dos representantes do PSD e do PS na Assembleia Municipal de Penela e do Coronel Lestro Henriques, militar e homem de abril que deu vivo testemunho dos tempos que precederam a Revolução e que viriam a ditar a motivação da população para a transição tão desejada de regime, do anseio pela democracia e pela liberdade.

Para o Eduardo Nogueira dos Santos, que se dirigia a todos os penelenses, Penela é um concelho “que não sendo de ninguém, é hoje de todos e para todos, um concelho que se vai construindo diariamente com o inestimável contributo de cada um de nós. Que rejeita a discriminação, a demagogia e o populismo e que valoriza a diferença. Queremos um concelho que cuida e que trata todos, não deixando ninguém para trás”.

Perante este momento simbólico e de celebração, o Presidente da Câmara Municipal de Penela, relembrou e reiterou o compromisso assumido com os munícipes: “Queremos um concelho que aposte nos seus jovens e na sua educação. Um concelho que pugna por reforçar os seus serviços de saúde. Um concelho que atrai investimento e habitação. Um concelho que fixa pessoas, que cuida dos seus cidadãos, que potencia as suas qualidades, que se alicerça nas suas diferenças e delas, em conjunto, torna um coletivo mais completo, justo e humanista. Um concelho que valoriza a todos por igual!”

27/04/2022