Câmara Municipal de Penela

Comemorações do 25 de abril de 1974

Comemorações do 25 de abril de 1974


Decorreram ontem, em Penela, as Comemorações do 25 de abril de 1974, que contou com a presença de S. Exa. o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Soares Miguel, e do representante da Associação 25 de abril, militar e homem de abril, o Coronel Lestro Henriques.
 
As comemorações iniciaram-se com o Hino Nacional e o Hastear da Bandeira na Praça do Município, a cargo dos Bombeiros Voluntários de Penela e da Sociedade Filarmónica Penelense, contando ainda com um breve apontamento de poesia alusiva à Revolução dos Cravos, levado a cabo por alunos participantes no Concurso Nacional de Leitura e finalistas da fase concelhia (e que decorreu no pretérito dia 20 de abril, na Biblioteca Municipal António Arnaut, em Penela).
 
Seguiram-se as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Penela, dos representantes do PSD e do PS na Assembleia Municipal de Penela e do Coronel Lestro Henriques, militar e homem de abril que deu vivo testemunho dos tempos que precederam a Revolução e que viriam a ditar a motivação da população para a transição tão desejada de regime, do anseio pela democracia e pela liberdade.
 
Para o Eduardo Nogueira dos Santos, que se dirigia a todos os penelenses, Penela é um concelho “que não sendo de ninguém, é hoje de todos e para todos, um concelho que se vai construindo diariamente com o inestimável contributo de cada um de nós. Que rejeita a discriminação, a demagogia e o populismo e que valoriza a diferença. Queremos um concelho que cuida e que trata todos, não deixando ninguém para trás”.
 
Perante este momento simbólico e de celebração, o Presidente da Câmara Municipal de Penela, relembrou e reiterou o compromisso assumido com os munícipes: “Queremos um concelho que aposte nos seus jovens e na sua educação. Um concelho que pugna por reforçar os seus serviços de saúde. Um concelho que atrai investimento e habitação. Um concelho que fixa pessoas, que cuida dos seus cidadãos, que potencia as suas qualidades, que se alicerça nas suas diferenças e delas, em conjunto, torna um coletivo mais completo, justo e humanista. Um concelho que valoriza a todos por igual!”


Data

27/04/2022