Câmara Municipal de Penela

Património Medieval de Penela foi o mote do Seminário do CEHLR SDA

Património Medieval de Penela foi o mote do Seminário do CEHLR SDA


O Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut proporcionou, uma vez mais, no dia 12 de junho, um seminário subordinado ao tema “Uma visita virtual ao património medieval de Penela”.

A riqueza do património de Penela e das suas freguesias foi o objeto de análise deste seminário que contou com a coordenação científica da Professora Doutora Margarida Sobral Neto, e com o orador convidado João Pedro Inácio Costa.

Licenciado em História e Mestre em Política Cultural Autárquica, João Pedro Costa realizou o seu estágio profissional na Câmara Municipal de Penela, onde teve a oportunidade de fazer a sua investigação e descobertas para assim poder dar o seu contributo sobre a história local e regional de Penela.

Penela surge pela primeira vez documentada em 1087, no testamento de D. Sesnando e, de acordo com o historiador, o Castelo de Penela foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste território. Os documentos escritos e os materiais arquitetónicos e arqueológicos até então encontrados, demonstram o vasto património da vila de Penela. Também as freguesias do concelho apresentam uma história representada em alguns monumentos emblemáticos que permaneceram ao longo dos tempos, nomeadamente o Pelourinho de Podentes, a Virgem de Podentes e a Igreja da Cumeeira.

Durante a sessão, foram apresentados documentos que fazem prova da grandeza da história do concelho, que permitem reforçar o importante papel das gentes da terra que ajudam na construção da identidade territorial.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir e participar neste seminário, poderão revê-lo nas plataformas digitais do Município de Penela.



Data

14/06/2021

Categoria

Cultura