Câmara Municipal de Penela

Castelo de Penela representado em 18.000 peças

  • Castelo de Penela representado em 18.000 peças
  • Castelo de Penela representado em 18.000 peças
  • Castelo de Penela representado em 18.000 peças
  • Castelo de Penela representado em 18.000 peças


Moura Távora, artista apaixonado pelo património e pelos trabalhos manuais, ofereceu ao Município, no passado dia 6 de maio, uma maquete do Castelo de Penela que demorou cerca de 300 horas a conceber e foi construído com cerca de 18 mil peças de terracota (material resistente para construção). Este trabalho está patente ao público, no átrio dos Paços do Concelho.

A obra representativa do Castelo foi cedida ao Município de Penela na presença do Rui Seoane, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penela, de Rafael Batista, Vereador da Educação e ainda de Mário Duarte, Chefe de Divisão da Cultura.

O conhecimento do monumento assim como o tempo disponibilizado para a captação de pormenores, permite que a réplica fique o mais idêntica possível ao monumento real.

O objetivo do artista é construir um conjunto de maquetes representativas de todos os Castelos integrados na Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. Esta realidade permite incluir a construção de uma maquete relativa ao Castelo do Germanelo.

O artista conimbricense é desde os oito anos de idade um apaixonado pela arte e pelo património. Ao longo dos anos foi aperfeiçoando a técnica e os materiais que utiliza para que cada trabalho ficasse o mais real possível.

Coimbra e a sua história foram o mote para a construção em maquete, de vários monumentos históricos representativos da História de Portugal. Chegou agora a hora de Penela também ser representada na obra de Moura Távora.



Data

10/05/2021

Categoria

Atualidade