Louçainha galardoada com qualidade
A Praia Fluvial da Louçainha, na freguesia do Espinhal viu na passada sexta-feira, hastear as bandeiras “Qualidade de Ouro” e “Praia Acessível – Praia para Todos” mérito atribuído pela ARHC (Administração da Região Hidrográfica do Centro) e pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Estes dois galardões distinguem a qualidade da água e as acessibilidades que a praia oferece a pessoas com limitações de locomoção.
“É um orgulho ser um dos concelhos distinguidos com a Bandeira Qualidade de Ouro e Praia Acessível – Praia para Todos 2011. É sinal de que a aposta que temos feito na requalificação e cuidados deu resultados positivos” , referiu António Alves, Presidente da Câmara Municipal de Penela. O autarca Penelense afirmou ainda “estas bandeiras são a prova do esforço que a Autarquia tem feito na aposta da qualidade” prometendo dar continuidade ao trabalho desenvolvido.
A oferta de infra-estruturas balneares de qualidade, instalações sanitárias, acesso para deficientes, a Fluvioteca, um pólo da Biblioteca Municipal com a cedência aos banhistas de jornais, revistas e livros e ainda o restaurante “Sabores de Montanha” que oferece uma variedade eloquente da gastronomia regional, representam um investimento na qualidade na Praia Fluvial da Louçainha.
“LOUÇAINHA COM QUALIDADE DE OURO 2011“
No inicio da época balnear 2011, à semelhança de anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza fez um balanço da qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial, disponibilizada pelo Instituto da Água através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos. Tendo em conta a classificação acima mencionada, a Quercus seleccionou as praias que em Portugal, entre os anos de 2006 e 2009 tiveram sempre qualidade de água classificada como boa e no ano de 2010 classificada como excelente com análises sempre excelentes ao longo da época balnear de 2010.
““Baseado num único critério – a qualidade da água – o objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos, apresentam sistematicamente boa qualidade, oferecendo dessa forma uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear.”“
As novas regras relativas à qualidade da água das praias, são actualmente estabelecidas pela Directiva 2006/7/CE de 15 de Fevereiro de 2006 relativa à gestão da qualidade das águas balneares, que foi transporta pelo Decreto-Lei nº 135/2009, de 3 de Junho.
“PRAIA ACESSÍVEL - PRAIA PARA TODOS 2011“
Pelo 5º ano consecutivo o Instituto Nacional para a Reabilitação – INR, atribuiu à zona balnear da Louçainha no Concelho de Penela, o galardão “Praia acessível – Praia para todos”.
O Projecto Praia Acessível - Praia para Todos, começado em 2004, é fruto de uma parceria inicialmente protagonizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, o Instituto da Água, o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.
O galardão premeia as zonas balneares, costeiras e interiores, que tenham condições de usabilidade por parte de pessoas com mobilidade condicionada, de acordo com um conjunto de normas técnicas básicas de eliminação de barreiras arquitectónicas. O circuito e os equipamentos colocados à disposição da população deverão obedecer aos critérios estipulados pelo Decreto de Lei nº 163/2006 de 8 de Agosto.
As condições que determinam considerar-se uma praia como acessível, podendo em consequência hastear o respectivo galardão, são:
• Acesso pedonal fácil;
• Estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência;
• Acesso à zona de banhos de nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos;
• Passadeiras no areal;
• Sanitários acessíveis,
• e posto de socorros acessíveis

