Grocinas tiveram tarde de festa com o Inverno Cultural
Teatro e a música reinaram no Inverno Cultural nas Grocinas no passado Domingo, com o Grupo de Teatro Amador do Espinhal e o Grupo de Cantares “Arroz aos Molhos”.
Em mais uma tarde de casa cheia, o Inverno Cultural nas Grocinas começou com o Grupo de Teatro Amador do Espinhal que levou ao palco a peça “Juiz de Direito”, peça que nos leva até 1950: fruto de uma época marcada essencialmente pelo regime político da altura. A peça retratou o funcionamento de um pequeno tribunal, no qual as figuras principais são o Escrivão e o Juiz. Neste “tribunal” foram presentes a julgamento 4 casos: uma bruxa, acusada de executar bruxedos; um indivíduo meio doido que se vem lamentar de ser perseguido não sabe bem por quem; uma leiteira que se queixa de ter sido assaltada quando ia vender leite à cidade; e ainda um casal que reclama de mútuos insultos e agressões físicas. A ironia, o sarcasmo e a crítica marcaram presença nesta apresentação teatral, as quais ainda assinalam actualmente muitas das nossas vivências quotidianas.
Seguiu-se o Grupo de Cantares “Arroz aos Molhos” que veio às Grocinas lembrar e retratar a cultura artesanal do arroz feita pelas suas gentes em meados do século passado. O Grupo de Cantares “Arroz aos Molhos” apresentou alguns dos trajes daqueles tempos, próprios da faina do arroz e de que são exemplo o semeador, a mondadeira, a aguadeira, o valador e a ceifeira. Apresentou ainda uma tocata constituída por instrumentos de cordas, sopro e percussão.
Assim terminou mais uma tarde cultural em mais um lugar deste concelho, mais um belíssimo espectáculo que animou a tarde de mais de uma centena de pessoas.
Para o próximo fim-de-semana o Inverno Cultural retoma
a sua jornada desta feita no sábado e no domingo.
Dia 12 de Março - Auditório Municipal de Penela, às 21H30:
Banda da Academia de Música de Penela
Grupo de Cordas da Secção de Fado da AAC
Dia 13 de Março - Centro Cultural de Chainça e Camarinha, às 15H00:
Choral Polyphonico João Rodrigues de Deus
Ou vai ou racha



 
                                    
     