Downhill sem corrente, desceu a serra de Chanca no Rabaçal
No passado fim-de-semana, decorreu no Rabaçal o Downhill sem corrente, uma prova única realizada em Portugal (facto porque não está incluída em nenhum calendário de provas da modalidade), daí ser totalmente apoiada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, tendo merecido o devido destaque na sua página da net.
O Sem Corrente, uma prova de downhill deve a sua espectacularidade à velocidade e às manobras que os atletas conseguem fazer. É desta forma que conseguem dar espectáculo, mas sem corrente.
Sem poderem pedalar, é preciso travar o mínimo e aproveitar todas as descidas, por isso mesmo a Serra de Chanca no Rabaçal, transformou-se na pista ideal para esta prática desportiva, com um traçado arrojado e a permitir aos atletas darem espectáculo.
Esta prova contou com a participação de cerca de 30 atletas, nas várias categorias existentes.
Os treinos aconteceram no Sábado (27/12/08) entre as 14h00 e as 17h00 e no Domingo (28/12/08) entre as 09h00 e as 12h00. As “Mangas” – Provas - aconteceram no Domingo a partir das 13h00.
O almoço / convívio foi realizado no próprio local, tendo-se passado momentos óptimos de confraternização e partilha de experiências.
No final da prova, a satisfação foi geral, apesar de como em toda a competição haver os vencedores e os vencidos, mas a adrenalina da pista fez esquecer tudo isso. A entrega de prémios foi efectuada no local de meta, com os 3 vencedores a receberem “troféus” alusivos ao Concelho e à Região, um momento de grande humor dada a originalidade das ofertas: 1º-um borrego; 2º- cinco litros de azeite; 3º-um queijo do rabaçal.
