Podentes

Quarta-feira - 20h30 às 22h00
Domingo - 11h00 às 12h00

Locais a visitar

Esta freguesia conta com inúmeros vestígios que nos conduzem à antiguidade das suas raízes históricas. A Igreja Matriz data de 1272, no entanto sofreu bastantes alterações ao longo dos tempos. No século XIX foi alvo de grandes remodelações mas transparecem algumas características do séc. XVII. O seu traçado é muito simples, de linhas direitas pouco ornamentadas, onde se destaca a torre dos sinos. A Igreja possuía uma imagem da Virgem, obra de Mestre Pero, que actualmente se encontra em exposição no Museu Machado de Castro.

Encontramos na localidade de Podentes um pelourinho raro de estilo manuelino (registe-se a particularidade do fuste ser constituído por uma coluna de mármore que se presume proveniente de uma possível ruína romana). Pensa-se que a obra terá sido construída em 1514, para comemorar o foral concedido a Podentes por D. Manuel I.

Podentes possui ainda outros vestígios que justificam as suas origens como o cruzeiro do Adro junto à Igreja.

Povoações

Alfafar, Aradas, Casal da Azenha, Casinha, Cheira, Gateira, Lagoa de Podentes, Vendas de Podentes, Podentes