Desporto para todos

Férias Desportivas

O que são as férias desportivas?

É uma actividade de prazer que não pretende mais que desenvolver o convívio e amizade entre os jovens participantes.

PARA QUE SERVEM

Servem essencialmente, para conviver, passar as férias escolares a praticar actividade fisica de ar livre e de pavilhão e actividades, nas piscinas, criando hábitos desportivos na população jovem do Concelho de Penela.

OBJECTIVOS

• Formação integral dos jovens;
  • Dinamização do associativismo juvenil;
  • Ocupação dos tempos livres através de actividades desportivas;
  • Animação, através dos jovens, de instalações, caminhos onde se possa andar a pé, barragens, parques e reservas;
  • Descoberta e prática de uma ou mais modalidades desportivas através de acções de iniciação ou de aperfeiçoamento.

DESTINATÁRIO

As férias desportivas destinam-se a todos os jovens do Concelho de Penela e fora deste, com idades compreendidas entre os 6 e 17 anos de idade.

LOGÍSTICA E DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS FÉRIAS DESPORTIVAS

As férias desportivas resultam da acção conjunta da CMP através do GD em parceria com a Associação de Jovens de Penela.

Uma das motivações pelas quais se realizam reside no facto de ser uma forma de manter os jovens ocupados e mantendo os seus pais descansados.

Com o projecto de férias desportivas pretende-se fomentar a prática de actividades físicas e o contacto entre crianças e jovens.

Como modalidades desportivas a privilegiar , pretende-se que sejam praticados pelos participantes as seguintes: natação, hidroginástica, jogos de água, andebol, voleibol, basquetebol, futsal, ténis, ping-pong, percurso pedestre, viagens.

Estas actividades surgem-nos como prioridades face às exigências, às motivações e às condições de prática existentes no Concelho de Penela.

Face a tais actividades temos como objectivos gerais os seguintes:

• A integração dos participantes na vida em grupo;
  • O cumprimento da disciplina ( deveres e direitos) num ambiente de liberdade e respeito;
  • Promover junto dos participantes na preservação dos espaços e materiais que os rodeiam.

Como objectivos específicos:

• Através de jogos, tarefas e actividades desportivas, proporcionar o prazer e a realização formativa individual e colectiva.
  • Proporcionar a preparação motora e desportiva multilateral;
  • Ensinar as técnicas de natação desportiva;
  • Contactar com actividades praticadas na água, utilizando música como forma de as aplicar;
  • Desenvolver a prática de futsal, de andebol, etc.

Todas as actividades mencionadas visam a tridimensionalidade das acções: a iniciação desportiva, a animação desportiva e o aperfeiçoamento técnico.

Deve referir-se que em todas as actividades a forma de as proporcionar é privilegiadamente lúdica sem contudo esquecer a parte técnica, táctica, física e psicológica de qualquer actividade motora.

São tidos em conta os factores de sucesso do ensino de qualquer actividade desportiva, a gestão do tempo, o feedback pedagógico e o clima (positivo) afectivo dos participantes.

O projecto e as actividades que o compõem não têm como requisito eliminatório uma preparação física especial, embora esta valorize sobremaneira a participação no projecto de Férias Desportivas.

As actividades são desenvolvidas nas Piscinas Municipais de Penela, no Pavilhão Multiusos, no Campo de Ténis, nas Piscinas Naturais da Louçainha, entre outros locais.