Heráldica

O Brasão de Armas do Concelho de Penela

Cópia do parecer sobre o brasão de armas do concelho, fornecido pela Associação dos Arqueólogos portugueses

Aprovado em reunião ordinária da Câmara Municipal de Penela de 13 de Maio de 1950.

Repete-se, em várias obras, que tratam da heráldica Municipal, que as armas de Penela são de azul com três torres de prata. Ora, a importância do castelo de Penela, na História de Portugal, não é tão grande que se deva representar por um castelo completo, e é naturalmente por essa razão que essa fortaleza é representada de longa data por três torres. É também razoável que a parte económica da região figure nas armas. Os naturais de Penela vivem da agricultura que produz cereais, vinho, azeite e fruta. Seria, pois, interessante que a fortaleza fosse representada por uma torre, torreada sobre penhascos acompanhada sobre quaisquer manifestações sobre a agricultura regional.

Bandeira

A Bandeira

Azul, cordões e borlas de prata e de azul. Haste e lança douradas.

Como a peça principal das armas, a torre torreada é azul, a bandeira é desta cor. Quando destinada a cortejos ou outras cerimónias, a bandeira é de seda e bordada, devendo ter a área de um metro quadrado. Quando destinada a ser arvorada, é de filel e terá as dimensões julgadas necessárias, podendo neste caso dispensar a representação das armas.