Espaço-Museu do Rabaçal : Câmara Municipal de Penela

Foto: vista do painel central do triclínio
Foto: mosaico estação do ano "Primavera"
Foto: mosaico estação do ano "Inverno"

Mosaico

Mosaico do centro do triclinium (1987)

O pavimento do triclínio apresenta uma superfície rectangular (10 x 9,2 m) com um esquema de disposição de cinco painéis em forma de T, vistos da entrada, com a haste do T formada por dois painéis quadrados, sobrepostos, ladeados por dois painéis rectangulares longitudinais, mais estreitos, sendo a trave do T formada por um único painel largo, que atravessa, de um lado e outro, todo o fundo da sala.

Toda a composição é rodeada por uma larga faixa muito decorativa. O segundo painel da base do T, ao centro do mosaico, é o único que apresenta motivos figurativos, sendo que todos os outros apresentam um imbricado de motivos geométricos. O painel figurativo central apresenta uma composição formada por um quadrado central envolto numa larga cercadura de doze enrolamentos constituídos por ramagem vegetal estilizada, em forma de espirais (quatro, uma em cada canto, e duas a meio de cada lado), exibindo, ao centro, uma flor em forma de girassol ou de crisântemo amarelo azulado. Dos enrolamentos sobressaem cálices encaixados, um amarelo e o outro, metade rosa e metade vermelho, prolongados a partir das folhas de acanto vistas de perfil, tudo sobre o fundo negro.

Sobre a cercadura do lado direito em relação à figura central sentada no centro dos enrolamentos vegetais, de cada canto observam-se bustos femininos, representando as Estações. As duas Estações do Ano do lado esquerdo desapareceram em época antiga.

Pode ver-se, como motivo central, embutido no painel do meio da sala, parte de uma figura feminina sentada, vestida de túnica azul de manga comprida. À túnica está sobreposta a clavis, ao centro, de cor amarela, que continua até baixo. Está sentada numa cadeira de cor amarela, com pés desnudos, pousados sobre o supedâneo em forma de estrado paralelepipédico verde e bege. A figura exibe, sobre o seu braço direito, assente sobre o braço da cadeira, um feixe de ramos de cereal, de cor amarela, que segura com a mão. O fundo deste motivo central é branco, de escamas monocromáticas.

O pavimento de mosaico do triclínio conserva-se in situ, no suporte original.

Os materiais utilizados foram o calcário local e o vidro (PESSOA, 2005, p. 15).

Tópicos