“Desafios da Educação no Séc. XXI” foi tema de debate do 16º Fórum da Educação

• “Desafios da Educação no Séc. XXI” foi tema de debate do 16º Fórum da Educação

Decorreu hoje, no Auditório Municipal de Penela mais um Fórum da Educação de Penela, este ano subordinado ao tema “Desafios da Educação no Séc. XXI – A Era Digital e as Metodologias Ativas”, uma iniciativa do Município de Penela em parceria com o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro.

O Fórum da Educação já está consolidado nos últimos anos como um marco que assinala o início do ano letivo no concelho de Penela e é um momento formativo por excelência, de reflexão e partilha de experiências entre a comunidade educativa.

Depois de um ano de interrupção, fruto da pandemia, o Fórum da Educação pretende, cada vez mais, ser um espaço de debate de ideias, sensibilizando e capacitando os docentes para a Era Digital e como as novas tecnologias são uma ferramenta imprescindível para combater o insucesso escolar.

A manhã começou com a sessão de abertura presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias, seguida da apresentação do  “Projeto MAIA - Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica” por Joaquim Picado, assessor e consultor do CFAE Alto Tejo de Castelo Branco.

Uma equipa de docentes do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro (AEIDP), composta pelos professores Manuela Sobral, Ana Guedes, Ana Matos e João Dias apresentaram o “Projeto AMAM – Avaliar Melhor para Aprender Mais” e está enquadrado no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular que pretende melhorar as práticas pedagógicas das escolas e dos professores no domínio da avaliação, com vista a melhorar as aprendizagens dos alunos.

Depois de uma pequena pausa para café, outra equipa também do AEIDP, desta feita pelos docentes Fernanda Dias, Alexandrina Vaz, Ana Guedes, Pedro Brito e João Dias apresentaram o “Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital Escolar em Penela”.

Sofia Gonçalves, professora investigadora da Escola Superior de Educação de Coimbra iniciou a tarde com a apresentação “Metodologias Ativas – Aprendizagem cooperativa da teoria à prática” e a editora AREAL terminou com a demonstração dos “Ambientes Inovadores para a Educação”, um conjunto de ferramentas interativas adquiridas pelo Município de Penela que estão ao serviço da educação de modo a garantir o melhor processo de ensino-aprendizagem.

10/09/2021