Câmara Municipal de Penela

Atendimento Presencial

Espaço do Cidadão

Serviços disponíveis

Balcão Único — Paços do Concelho 
Horário de funcionamento: Das 9:00h às 16:00h

 

ACT — AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO

  • Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros;
  • Queixas e denúncias (com encaminhamento das mesmas para o serviço desconcentrado mais próximo);
  • Aquisição de livros e publicações à ACT;
  • Formulários, minutas, simulações e pedidos de esclarecimento de dúvidas.

ADSE — DIREÇÃO GERAL DE PROTEÇÃO SOCIAL AOS FUNCIONÁRIOS E AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  • ADSE Direta — Dados pessoais, cuidados de saúde com limites no regime livre, declaração para IRS, documento único de cobrança, acesso a prestadores convencionados, conta corrente do regime livre;
  • Pedido / renovação de CESD;
  • Pedido 2ª via de cartão de beneficiário (com ou sem alteração de dados);
  • Emissão de declarações para IRS e para efeitos de complementaridade;
  • Consultas de conta corrente;
  • Alteração de Nome / Nib / Morada;
  • Entrega de documentos de despesa.

DGLA — DIREÇAO GERAL DO LIVRO DOS ARQUIVOS E DAS BIBLIOTECAS

  • Certidões paroquiais.

IGA — INSPEÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES CULTURAIS

  • Averbamentos e certidões do registo de propriedade intelectual;
  • Registo de obra;
  • Registo de nome literário/ artístico.

IHRU — INSTITUTO DE HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA

  • Porta 6 — Submissão candidaturas;
  • Serviços partilhados.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

  • Despesas de saúde reembolsos;
  • Consulta médica no hospital;
  • Dádiva de sangue;
  • Cartão nacional de dador de sangue;
  • Direitos e deveres do utente;
  • Pesquisa prestadores (Farmácias, Hospitais, entidades SNS, entre outros);
  • Registo informação clínica de utente para partilha com SNS;
  • Lista de espera para cirurgia — eSIGIC;
  • Inscrição / transferência de centro de saúde;
  • Cartão de utente do serviço nacional de saúde (cidadãos nacionais e estrangeiros);
  • Saúde Oral — Cheques dentista, Pesquisa de médicos aderentes;
  • Reclamação / elogio ou sugestão;
  • Marcação, cancelamento e histórico de consultas;
  • Medicação crónica — prescrição, consulta de estado da prescrição e lista de autorizações;
  • Isenção de taxas moderadoras — Pedidos, reclamações, histórico, alteração / cancelamento.

DGC — DIREÇAO GERAL DO CONSUMIDOR

  • Recepção de reclamações;
  • Pedidos de informação;
  • Encaminhamento para a rede de apoio ao consumidor endividado.

SEF — SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

  • Marcação de renovação da autorização de residência;
  • Marcação de renovação do Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares);
  • Marcação da prorrogação da permanência (para cidadãos titulares de visto de trânsito, curta duração ou estada temporária);
  • SAP — Sistema automático de pré-agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer, sair ou que estejam em situação que implique afastamento do território nacional.

ISS — INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL

  • Segurança Social Direta;
  • Informação Genérica;
  • Atendimento por marcação.

CGA — CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES

  • Requerimento de pensão de sobrevivência;
  • Pedido de reembolso de pensão de despesas de funeral;
  • Pedido de subsídio de morte;
  • Requerimento de subsídio de funeral;
  • Requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa e de subsídio mensal vitalício;
  • Requerimento de aposentação de ex-subscritor;
  • Requerimento de contagem de tempo de ex-subscritor;
  • Alteração de dados pessoais;
  • Requerimento para pagamento de quotas de subscritores na situação de licença sem vencimentos e situações equiparadas.

IMT — INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES

  • Alteração de morada, revalidação, 2ª Via (duplicado) e substituição da carta de condução;
  • Averbamento do grupo 2 (restrição 997) na carta de condução.

IEFP — INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Candidato — Netemprego — (Re)inscrição para emprego, apresentação a ofertas de emprego, gestão da inscrição para emprego, registo de CV;
  • Candidaturas eletrônica — Netemprego — Consulta e gestão de processos, "download" de documentos, submissão de candidaturas;
  • Entidades — Netemprego — Alteração de dados de entidade, gestão de oferta de emprego, registo de entidade e obtenção de login, registo de oferta de emprego.

DGAJ — DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

  • Pedido de registo criminal negativo para cidadãos nacionais e estrangeiros;
  • Pedido de registo de contumácia.

ACP — AUTOMÓVEL CLUBE DE PORTUGAL

  • Pedido de 2ª via de cartão de sócio ACP;
  • Alteração de dados de cartão de sócio ACP.

AMA — PORTAL DO CIDADÃO

  • Pedido de alteração de morada;
  • Confirmação de alteração de morada do Cartão de Cidadão;
  • Pedido de certidões de registo civil, predial e comercial.