Universidade Sénior de Penela visitou Tábua

Inserido no programa “Conheça a sua Região”, uma iniciativa da Fundação INATEL em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, cerca de 35 alunos da Universidade Sénior de Penela visitaram o concelho de Tábua, num intercâmbio que teve o seu primeiro contacto, no passado dia 4 de janeiro, no acolhimento de cidadãos seniores ativos de Tábua ao concelho de Penela.

Retribuindo a visita, os seniores Penelenses foram recebidos na Câmara Municipal pelo Grupo de Música da Academia Sénior de Tábua – Tábula Musical. Num dia de grande animação e boa disposição, a visita contemplou uma passagem pelo Museu Etnográfico da Casa do Povo de Tábua, pela capela do Senhor dos Milagres e uma curta visita à Igreja Paroquial de Stª. Maria Maior. O almoço foi na Serra da Moita com alguns dos produtos típicos da região, onde não faltou o afamado queijo da Serra da Estrela. No final do dia, ainda houve tempo para uma visita guiada à Sala Museu da Casa do Povo de Espariz e ao Museu Etnográfico da Comissão de Melhoramentos.

O Programa da Fundação INATEL “Conheça a sua Região” é criado num contexto em que a população da comunidade tem vindo a sofrer um forte envelhecimento e desertificação territorial. É neste âmbito que surge o Programa “Conheça a sua Região”, na disponibilização de público sénior, com 60 anos ou mais, com um conjunto de atividades de lazer diversificadas, tendo em vista a coesão territorial e a itinerância destes cidadãos pelos diferentes municípios que integram a CIM-Região de Coimbra.