Câmara Municipal de Penela

Área de Reabilitação Urbana da Zona Industrial de Penela

A área a delimitar como ARU da ZIP abrange aproximadamente 9,88 hectares e corresponde 13 somente à fase 1 da ZIP, que integra um total de 13 lotes (Anexo I). Deste total de 13 lotes, apenas nove apresentam atividade económica instalada, sendo que dos restantes quatro lotes, três encontram-se sem atividade económica, estando as edificações abandonadas, e um encontra-se livre, sem qualquer ocupação ou edificação.
Os nove lotes que apresentam atividade económica instalada concentram a sua atividade nas áreas do comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos, atividades imobiliárias, indústria transformadora e construção.
Em termos de estado de conservação, e no que respeita às edificações e áreas circundantes, de referir que, embora a ZIP tenha sido criada no início da década de 90, o estado de conservação não é homogéneo, encontrando-se edificações que foram alvo de intervenção recente e outras com evidentes sinais de degradação e a necessitar de intervenções de reabilitação e/ou requalificação, com vista à sua conservação, beneficiação e adaptação às exigências atuais. Por estarem sem ocupação há vários anos, os três lotes sem atividade económica, em que as edificações se encontram abandonadas, são onde as marcas de deterioração são mais visíveis. Relativamente ao espaço público, pode considerar-se que o estado de conservação é razoável, identificando-se, no entanto, algumas necessidades de intervenção nos arruamentos, passeios e espaços verdes.

Ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Penela
Publicação em Diário da República
Memória descritiva ARU da Zona Indústrial de Penela
Planta de delimitação da ARU da Boiça