Arquivo
- Exposição de fotografia em gruta nos
Inserido a: 10 Maio Encontra-se patente no átrio dos paços do concelho de Pe ... - Podentes encerrou edição 2013 do inv
Inserido a: 06 Maio O Inverno Cultural chegou ao fim no passado dia 28 de Ab ... - Louçainha permanece de AZUL
Inserido a: 02 Maio “O Património Mundial é uma pedra angular da paz e do de ... - Procedimento concursal - Lista de ad
Inserido a: 30 Abril Procedimento concursal comum para constituição de relaçã ... - Próxima reunião de câmara no Rabaçal
Inserido a: 30 Abril De acordo com a deliberação Camarária de 7 de Janeiro de ... - Universidade sénior forma grupo de d
Inserido a: 29 Abril A Universidade Sénior de Penela, um projeto de ação soci ... - Queijo rabaçal e lacticínios em deba
Inserido a: 24 Abril Discutir as boas práticas agrícolas e o desenvolvimento ... - Queijo e romanos foram as estrelas n
Inserido a: 24 Abril O Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos regressou, nes ... - Puff-Talk: debater empreendedorismo
Inserido a: 19 Abril Decorreu na passada noite de sexta-feira, dia 12 de abri ... - II Jornadas de Lacticínios
Inserido a: 18 Abril Com o objetivo de disseminar conhecimento técnico e as s ...
Últimas Notícias
- Inauguração de exposição no Museu Nacional de Arqueologia
Inserido a: 20 Maio Está patente ao público, desde 18 de Maio de 2013 – Dia Internacional ... - Feira Medieval é já no próximo fim-de-semana
Inserido a: 20 Maio Nos próximos dias 25 e 26 de Maio, o Castelo de Penela revive os tempo... - Villa do Rabaçal classificado sítio de interesse público
Inserido a: 17 Maio A Direção Geral do Património Cultural propôs ontem, em Diário da Repú... - Rabaçal em exposição no museu nacional de arqueologia
Inserido a: 16 Maio No próximo Sábado, dia 18 de Maio, no âmbito das comemorações do Dia I... - Anúncio de concurso de cessão da exploração
Inserido a: 15 Maio 1. A Câmara Municipal de Penela faz público, que se encontra aberto co... - Comemorações do dia internacional dos museus
Inserido a: 13 Maio UMA PALAVRA, UM PROGRAMA…O imparável rolar dos dias e das Estações do ... - Campeonato Regional Equestre no Espinhal
Inserido a: 13 Maio Decorreu no passado domingo, dia 12 de Maio, mais uma jornada pontuáve...
II Encontro da Rural RePort
Inserido em: Quarta-Feira, 04 de Julho de 2012
Rede de História Rural em Português
Nos dias 29 e 30 de junho, decorreu no Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut (CEHLR), em Penela, o II Encontro da Rural RePort (rede de História Rural em Português) subordinado ao tema Modalidades de acesso à terra: instituições e relações sociais.
A conferência de abertura deste evento foi proferida pelo Prof. Richard Hoyle, reputado historiador inglês, que abordou a problemática do papel da agricultura familiar na Europa dos nossos tempos.
Este evento científico teve um cariz interdisciplinar e internacional, nele participando historiadores portugueses, brasileiros e especialistas de outras áreas científicas como a agronomia, a arquitetura e a sociologia.
Focadas no campo da história das sociedades rurais, as comunicações trataram temas que integram a agenda historiográfica atual referentes a diversos espaços: Portugal, continental e insular, Moçambique e Brasil.
Este colóquio contou com o patrocínio do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e constituiu um momento marcante da vida científica e cultural do Centro de Estudos.
A Câmara Municipal de Penela proporcionou ainda, aos participantes neste encontro, visitas culturais designadamente na sexta-feira uma visita ao Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça (CISED) onde o Município procedeu à apresentação do seu projeto de inovação «Smart Rural Living Lab» e no sábado uma visita ao Museu e Villa Romana do Rabaçal, onde o encontro foi encerrado com uma degustação do famoso Queijo Rabaçal.
Sobre o Rural RePort
O Rural RePort – Rede de História Rural em Português é uma rede informal de contactos que congrega todos os académicos interessados em História Rural, trabalhando em Portugal, onde está sediada, ou noutros países de língua portuguesa.
A Rede foi criada em Fevereiro de 2011 pelos quatro signatários e tem por objectivo principal estabelecer um espaço de partilha de informação sobre actividades e projectos que directa ou indirectamente se relacionam com a História Rural e com outras abordagens disciplinares dos estudos rurais.
Esta Rede, apesar de ter um âmbito geográfico que deliberadamente se estende para além de Portugal e da Europa, constitui também o embrião de uma futura secção portuguesa da EURHO (European Rural History Organization / Organização Europeia de História Rural), fundada em Setembro de 2010.