Piscina Municipal de Penela reabre ao público após obras de requalificação

A Piscina Municipal de Penela reabre ao público na segunda-feira, dia 11, após concluídas as obras de requalificação que duraram cerca de dois anos e ascenderam a um investimento de um milhão de euros. Durante o mês de dezembro, a autarquia determinou a entrada gratuita para quem comprove morar, estudar ou trabalhar no concelho, num período que será de testes dos novos equipamentos, sistemas e procedimentos.

A Piscina Municipal de Penela reabre ao público na próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, em regime de período experimental, de forma a testar todos os equipamentos, garantir o funcionamento adequado dos sistemas e afinar todos os procedimentos para assegurar uma experiência de qualidade aos utilizadores.

Durante esta fase inicial, a entrada será gratuita para quem comprove morar, estudar ou trabalhar no concelho de Penela, conforme deliberação da Câmara Municipal na última reunião. Esta será, assim, uma excelente oportunidade para a comunidade voltar a desfrutar das instalações remodeladas, sem custos durante o mês de dezembro. A autarquia aposta neste período experimental também como uma forma de permitir que os munícipes usufruam das instalações e, em simultâneo, contribuam com o seu feedback para o aperfeiçoamento dos procedimentos, enquanto os novos equipamentos são testados.

Saliente-se que, embora a entrada seja gratuita durante este período experimental, é fundamental o cumprimento de todas as normas de segurança e das indicações dos funcionários, contribuindo assim para a realização dos testes de forma eficiente e para a garantia da segurança de todos os frequentadores.

Recorde-se que o concurso inicial para a reabilitação energética da Piscina Municipal de Penela foi lançado em julho de 2021, com o preço contratual de 739.719,61 euros (acrescido de IVA), com o objetivo de promover a remodelação energética, isolamento da cobertura, caixilharias, ventilação, aquecimento das águas, painéis solares, painéis fotovoltaicos, remodelação dos balneários, rede elétrica, iluminação e remodelação do sistema de tratamento de águas.

No entanto, ao longo da empreitada foram detetadas necessidades de trabalhos complementares, desde logo uma nova estrutura completa para a cobertura, uma vez que se constatou que a anterior não oferecia garantia de estabilidade e segurança; um novo acesso à caldeira que não estava previsto no projeto inicial; e a remodelação do bar e da receção. Estes trabalharam levaram a que o investimento total na empreitada fosse de cerca de um milhão de euros.

Tarifário:

Até aos 6 anos: gratuito