Penela Presépio propõe "uma viagem no tempo" com efeitos visuais de Hollywood

Penela Presépio propõe

A nova edição do Penela Presépio vai decorrer de 08 de dezembro a 07 de janeiro, com uma aposta em efeitos visuais de Hollywood e hologramas. Este novo conceito que faz uso de tecnologias cinematográficas está a ser produzido por Ilyas Kaduji e Mafalda Sá, da Millwood Studios. O produtor britânico tem 30 anos de experiência a trabalhar em filmes e séries internacionais, dos quais se destacam, desde logo, dois filmes da saga Harry Potter – “O Prisioneiro de Azkaban” e o “Cálice de Fogo” - ; “O Gladiador”; “Johnny English”; “Lara Croft: Tomb Raider”; “Sweeney Todd”; “As Crónicas de Nárnia”; “Doctor Who”; entre muitos outros, colocando agora o seu talento na criação deste novo conceito cinematografado do Penela Presépio.

Sob o lema “Uma Viagem no Tempo”, o Penela Presépio envolve novamente a comunidade, com um programa concebido por uma produtora internacional, a Millwood Studios, dirigida pela dupla Ilyas Kaduji e Mafalda Sá. “Este é um conceito mais cinematográfico do Penela Presépio”, enfatizou Eduardo Nogueira dos Santos, numa alusão ao facto de a empresa estar ligada à produção na área da “sétima arte”.

“Desde 2022, sentíamos que o modelo seguido estava um bocadinho esgotado”, disse hoje o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos. Numa conferência de imprensa ao ar livre destinada a apresentar a iniciativa, junto aos Pavilhão Multiúsos da vila, o autarca explicou que, com esta alteração, concentrando parte do programa neste espaço coberto, o município pretende “aumentar a atratividade” das pessoas, numa altura em que decorrem ainda obras públicas que dificultam o acesso à zona do Castelo de Penela.

“Introduzimos uma componente tecnológica, com efeitos especiais, quando temos ainda as obras da praça do Município a decorrer”, indicando que a organização optou por “um espaço fechado que permitisse um outro tipo de conceito” do Penela Presépio, que durante anos tirou partido sobretudo do monumento que se destaca no cimo da colina.

Nesta quadra natalícia, o evento vai estar “aberto todos os dias da semana”, durante cerca de um mês, terminando a 07 de janeiro, o dia a seguir ao Dia de Reis.

A autarquia decidiu “avançar para um Penela Presépio diferente, mas sempre com uma componente tecnológica muito forte”, no Pavilhão Multiúsos, que permite “aliar tradição e modernidade”, sublinhou Eduardo Nogueira dos Santos. “Temos um conjunto de novidades, sem um corte radical com o passado”, adiantou.

O autarca enumerou as outras iniciativas também integradas no programa, como o Mercadinho de Natal, o Presépio com figuras animadas, uma exposição no Castelo sobre as anteriores edições e os demais presépios descentralizados no concelho, em Espinhal, Cumeeira, Podentes e Rabaçal.

Todas as informações estão disponíveis em: www.penelapresepio.com.

LUSA / CM Penela

Quem é Ilyas Kaduji?

Ilyas Kaduji é um realizador, produtor, editor, designer e supervisor de efeitos visuais com vasta experiência cinematográfica internacional. Ao longo dos últimos 30 anos trabalhou em diversos filmes e séries, dos quais se destacam, desde logo, dois filmes da saga Harry Potter – “O Prisioneiro de Azkaban” e o “Cálice de Fogo” - ; “O Gladiador”; “Johnny English”; “Lara Croft: Tomb Raider”; “Sweeney Todd”; “As Crónicas de Nárnia”; “Doctor Who”; entre muitos outros. O seu trabalho já valeu múltiplas nomeações para os BAFTA pelas suas contribuições para a industria cinematográfica.

Ilyas continua a trabalhar entre o Reino Unido e Portugal, onde vive atualmente na Região Centro, por razões de ordem pessoal. Fundou a Millwood Studios, uma produtora independente focada na criação de conteúdos originais, incluindo documentários, filmes e séries, empresa que está agora a produzir a edição de 2023 do Penela Presépio.

27/11/2023