Inauguração do Percurso Pedestre - Pedra da Ferida à Louçainha

• Inauguração do Percurso Pedestre - Pedra da Ferida à Louçainha

Foi inaugurado no passado domingo, dia 5 de julho, o "Percurso Pedestre da Pedra da Ferida à Louçainha". Um projeto vencedor do Orçamento Participativo resultante da proposta de Filipe Plácido. O evento contou com a presença de diversas entidades oficiais, entre as quais Filomena Pinheiro, diretora do departamento estratégia e operação do Turismo Centro Portugal.
Os inscritos na caminhada foram distribuídos por três grupos que seguiram o percurso, com intervalos de partida, para garantir o distanciamento social e conhecer assim, um dos mais belos patrimónios naturais do concelho de Penela.

O percurso pedestre da Pedra da Ferida - Louçainha situa-se no concelho de Penela, freguesia do Espinhal e desenvolve-se ao longo da linha de um curso de água conhecido como Ribeira da Azenha.
O percurso pode ser fruído tanto no sentido da Pedra da Ferida – Louçainha como no sentido inverso, Louçainha –Pedra da Ferida. Apresenta-se, no sentido ascendente, em dois troços. Um 1º troço, a partir do Parque Verde da Quinta da Cerca para o Parque de Merendas da Pedra da Ferida e o 2º troço do Parque de Merendas até ao Parque de Merendas da Praia Fluvial da Louçainha.
A Ribeira da Azenha atravessa uma área designada por Pedra da Ferida que conserva alguns fragmentos de bosques autóctones que constituem testemunho vivo da paisagem subtropical ibérica, constituídos por Louriçais com todas as características e valores ecológicos que este
tipo de habitat encerra.
Neste troço é constante a presença de engenhos de água – as azenhas, lugares de afeto e de trabalho, outrora, tão valiosos no ciclo do pão. Estas construções constituem um verdadeiro património, que enriquece a paisagem apelando às nossas raízes e à nossa memória coletiva, de um passado em que o homem interagia harmoniosamente com a natureza.
Neste percurso e por forma a facilitar a fruição da paisagem, existe um conjunto de equipamentos, mobiliário e infraestruturas, como Pontos de Encontro, Zona de Merendas, Zona de Estadia e, ainda, nove travessias que permitem o atravessamento entre margens da Ribeira.
O nome deste percurso advém de uma queda de água com cerca de 32 metros de altitude, que se vislumbra no leito do rio e que, poeticamente, é designada como Cascata da Pedra da Ferida.
Exteriormente a este percurso e na EN 347, que liga o Espinhal à Castanheira de Pêra, existe ainda um miradouro junto ao lugar do Carvalhal da Serra, que constitui um local privilegiado para uma melhor leitura da paisagem. Nesse sentido sugere-se que seja visitado como complemento a este percurso.

distância: 6,2 km
tipo de percurso: linear
duração (aproximada): 2h30
altitude máx/min: 640/214 m