Penela Presépio. Uma Marca já reconhecida a nível nacional

• Penela Presépio. Uma Marca já reconhecida a nível nacional

Terminou mais uma edição do Penela Presépio, este ano, assinalado pela passagem da depressão Elsa que obrigou ao encerramento provisório (20 a 25 de dezembro) do presépio animado, no Castelo de Penela.

Penela Presépio, aberto ao público desde o dia 30 de novembro, prolongado posteriormente até 12 de janeiro, não cumpriu os objetivos a que se tinha proposto, no entanto, as palavras de solidariedade que se fizeram ouvir, um pouco por todo o país, ditam o sucesso do evento. A pronta intervenção dos serviços municipais, com a colaboração da entidade responsável pela tenda e de um grupo de voluntários, que procederam aos trabalhos de reparação dos danos e que possibilitaram a reabertura do espaço no dia de Natal, o ex-libris do evento, fizeram também o sucesso do evento. Um evento que se destacou, não pelo número de visitantes, mas especialmente, pelo mote que deu ao espirito de Natal e que se fez sentir, um pouco por todo o concelho de Penela.

Foram 38 dias de evento que das mais variadas formas desenhou o tema do presépio tradicional português e uma vez mais, conseguiu atrair ao concelho, milhares de pessoas de norte a sul do país e além-fronteiras, onde muitos fizeram questão de deixar o seu testemunho no livro de visitas.

“Presépio de Penela, presépio encantado, um sonho, lindo e mágico, valeu os 2 mil km. Mesmo sendo filha da terra, nunca tinha visitado, lindo!”  família Rebelo do Luxemburgo

“Parabéns pelo excelente trabalho! Uma réplica extraordinária e muito realista. Adorámos!” Dina Silva, de Évora

“O Presépio mais bonito que visitamos. Parabéns aos artistas e organizadores. Apesar da chuva, valeu cada minuto.” grupo de Torres Vedras

“Obra incrível. Parabéns!”, Filipe do Brasil

“Adorei o presépio! Agora foi muito mais fácil perceber o que estudei em história”, João Pedro (9 anos) de Coimbra

“Muy bonito, súpercompleto, muy original. Nos ha gustado mucho.” familia Estévez/López de Santiago de Compostela

“Bellissimo Presepio. Saluti dall’ Italia”, Monica

O presépio animado, que ocupou cerca de 900 metros quadrados de uma tenda instalada no interior do castelo foi o palco de um cenário que, de uma forma quase que mágica, fez mover mais de 300 figuras, construídas com base nas novas tecnologias e impressas em 3D e que ajudaram a contar várias histórias e a conhecer os quadros representativos da época de Jesus Cristo, há mais de 2.000 anos, na antiga Galileia.

A envolvente às muralhas medievais abraçou outros momentos especiais do Penela Presépio, entre eles, o presépio ao vivo, no Quintal das Lapas e deu vida aos ritmos e rotinas do quotidiano hebraico; o mercadinho de natal, um espaço de trocas comerciais, onde é dado destaque aos produtos endógenos e artesanato; a animação de rua, sempre diferente aos fins-de-semana para distrair, nos momentos em que as filas eram mais demoradas; ateliers infantis para os mais novos e um comboio turístico que transportava os mais curiosos, a percorrer as ruas da vila numa viagem única.

O Presépio Tradicional do Espinhal, patente no mercado, também encantou pela sua simplicidade e autenticidade, uma reprodução em detalhe de toda a freguesia do Espinhal e as suas gentes, com destaque para as aldeias, as ribeiras e as casas senhoriais, como a que pertenceu à família da viscondessa do Espinhal, no século XIX.

Promovido pelo Município de Penela em colaboração com a Junta de Freguesia do Espinhal e da União de Freguesias S. Miguel, Stª Eufémia e Rabaçal, o Penela Presépio é também um evento solidário, já que as receitas geradas revertem para o pelouro de ação social no apoio de famílias carenciadas.

14/01/2020