"O presépio como lugar excêntrico da existência" foi tema de debate no centro de estudos

O Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut (CEHLR SDA), recebeu no passado sábado, dia 30 de novembro, mais um Seminário Permanente, desta vez subordinado ao tema “O Presépio como lugar excêntrico da existência”.

Em dia de inauguração do Penela Presépio, o atual reitor do Seminário Maior de Coimbra, o Padre Nuno Santos, foi o orador convidado para mais um momento de debate e reflexão, no seminário permanente do CEHLR SDA, que já ganhou notoriedade dentro da comunidade cientifica pela diversidade de temas que vai procurando oferecer aos Penelenses e ao público em geral.

Salvador Manuel Arnaut, neto do historiador penelense e anfitrião da tarde, retratou na sessão de abertura, o desejo íntimo do avô para “que estas portas sejam abertas ao mundo científico e a todos os interessados” e é sob a batuta deste desejo que anunciou, que a parceria entre a família Dias Arnaut, o Municipio de Penela e a Faculdade de Letras da UC, em sintonia, irão dar a conhecer, já no início do próximo ano, um conjunto de iniciativas para o Centro de Estudos e para o concelho, adaptando-se “aos novos tempos e às novas realidades”.

De um modo informal, Rui Seoane, vice-Presidente da Câmara Municipal de Penela fez as honras da casa e deu as boas vindas aos presentes, fazendo igualmente a apresentação do Padre Nuno Santos, e contextualizando a temática escolhida. Começou por explicar que “nunca antes a religião tinha sido matéria de debate” no Centro de Estudos, mas dada a feliz coincidência da data da conferência com a inauguração do evento Penela Presépio, e a importância histórica, cultural, patrimonial e social que a Igreja Católica sempre teve no concelho de Penela, foi consensual a escolha do nome do Padre Nuno Santos para “falar sobre o Presépio”.

Nuno Santos, que viveu e paroquiou em Penela entre 2000 e 2005, explorou o tema proposto com “algumas notas mais objetivas” sobre a origem do Presépio, cativando em toda a sua intervenção, a atenção do público presente.

Padre Nuno Santos

Atualmente é Reitor do Seminário Maior de Coimbra. Lecionada na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto. Fez um mestrado em Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (2014). Nessa mesma universidade concluiu o doutoramento, com o tema: A esperança que Jesus dá (2017). Anteriormente, para além da Licenciatura de Teologia na Universidade Católica de Lisboa (2001), tinha feito um mestrado nas Ciências da Educação, especialização em psicologia da educação, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2010).

02/12/2019