Câmara Municipal de Penela

Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras na Cimeira das Crianças em Roma

  • Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras na Cimeira das Crianças em Roma
  • Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras na Cimeira das Crianças em Roma
  • Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras na Cimeira das Crianças em Roma


As crianças e os professores da Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras vão participar, na Cimeira das Crianças que terá lugar, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, em Roma, no seguimento do prémio global pela Design For Change (DFC) Portugal com o seu projeto de intervenção social "Aprender em Comunidade, Aprender a fazer com o outro" (https://www.youtube.com/watch?v=_mBDquASGXg).  A  "I Can Children's Global Summit" (https://btcrome.dfcworld.com/)  é o maior encontro internacional de crianças de mais de 40 países com a mentalidade "I can/ eu posso" para desenhar soluções reais que criem verdadeiro impacto.

A DFC (https://www.dfcworld.com/SITE) é uma iniciativa internacional que capacita cada criança para ficar mais consciente do mundo que a rodeia, munida das competências necessárias para agir e empoderada para desenhar um futuro mais desejável e sustentável, hoje. A DFC está representada em mais de 60 países, envolvendo mais de 2 milhões de crianças 60.000 professores em mais de 180.000 histórias de mudança. Nos últimos 7 anos, o DFC Portugal (https://www.designforchange.pt) já recebeu 175 histórias de mudança, vindas de 168 escolas, envolvendo mais de 13.000 alunos. Na edição deste ano em que estiveram representadas mais de 30 escolas de todo o país, as Cerejeiras foram as vencedoras do prémio global e irão até Roma, juntamente com mais 4 escolas portuguesas a quem foram atribuídos prémios nas categorias - projeto mais inovador, mais fácil de replicar, mais amigo do ambiente e com maior impacto na comunidade, partilhar as suas histórias de mudança com crianças do mundo inteiro a convite do Papa Francisco.

 "Queridas crianças... Por favor não observem a vida apenas da varanda! Enfrentem os desafios... Têm de fazer barulho; vocês são a semente da mudança desta sociedade." Papa Francisco

Na cerimónia de encerramento da Cimeira, o Papa Francisco e outros dignatários do mundo inteiro irão falar para as crianças congratulando-as e encorajando-as a mudar o mundo. As crianças de cada país fizeram uma pergunta ao papa que irá responder presencialmente ou por escrito e a pergunta das crianças das Cerejeiras foi a escolhida para representar Portugal: "Quando era criança, fez alguma coisa para mudar o mundo?"



Data

22/11/2019

Categoria

Educação

Partilhar notícia