Penela Presépio apresentado em conferência de imprensa

• Penela Presépio apresentado em conferência de imprensa

Com os trabalhos de construção do cenário como pano de fundo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Penela, Rui Seoane acompanhado pelos presidentes de junta do Espinhal, Luis Dias e da União das Freguesias S. Miguel, Stª Eufémia e Rabaçal, Maria Marmé apresentaram hoje, dia 18 de novembro, no castelo de Penela, em conferência de imprensa o maior evento de natal da região centro, o Penela Presépio.

São cerca de 800 metros quadrados e mais de três centena de figuras que, juntamente com outras iniciativas, atraem todos os anos milhares de pessoas a Penela. A equipa "construtora" já se encontra no terreno a trabalhar num processo que implica várias fases: design tridimensional, impressão 3D, conceção dos bonecos, aplicação dos mecanismos de controlo eletrónico, pintura e roupagem.

O Presépio Tradicional do Espinhal, instalado uma vez mais no Mercado Municipal, representando as suas gentes e o património numa réplica que muito orgulha os seus habitantes, promete uma nova dinâmica ao comércio local. Também, no espinhal, prepara-se a todo o vapor o pequeno mundo dos comboios, uma pequena maquete onde a interação com os mais novos, permite uma viagem por estações e apeadeiros.

Recriação ao vivo das antigas oficinas e do quotidiano do mundo rural, exposição de presépios, hora do conto, oficinas diversas com os mais novos, mercadinho de natal e o comboio que funciona como uma plateia móvel pela vila de Penela, são outras das ofertas que constam no programa do Penela Presépio 2019.

Rui Seoane revelou que "no ano passado foram 50 mil visitantes, mas este ano, se as condições climatéricas o permitirem, queremos aumentar esse número".

19/11/2019