Universidade Sénior abriu ano letivo na Casa Oliveira Guimarães

• Universidade Sénior abriu ano letivo na Casa Oliveira Guimarães

A Universidade Sénior de Penela procedeu na passada sexta-feira, na Casa Família Oliveira Guimarães, à abertura oficial do novo ano letivo, com a "oração da sapiência" proferida pela anfitriã Paula Oliveira Guimarães, seguido de uma visita à casa senhorial brasonada, recentemente, aberta ao público.

Para além dos alunos e professores, cerca de 40, esteve também presente o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias que agradeceu e elogiou o projeto da Casa Museu “um espaço que tão bem interpreta a região, o território e a vontade de uma família de se dar à comunidade”. Marcaram presença igualmente, o Vice-presidente, Rui Seoane e o vereador da educação, Rafael Baptista.

Licenciada em Direito, com especialidade nos Direitos das Pessoas mais Velhas, Paula Oliveira Guimarães fez uma pequena palestra para os “jovens seniores” sobre os direitos aos longo da vida com recurso à exposição “Cuidadores” de João Condeixa patente, na sala de exposições temporária da casa-museu. Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas, Direitos sociais, Testamento vital, Património e Direito Sucessório foram alguns dos temas abordados, sensibilizando os seniores para os seus direitos nesta fase da vida.

Com a sala repleta de alunos ansiosos para iniciar este novo período letivo, a Universidade Sénior de Penela, em funcionamento desde outubro de 2010, continua a promover a aprendizagem ao longo da vida, oferecendo a todos com mais de 50 anos, diversas atividades sociais e formativas, desde aulas, visitas, oficinas, blogues, grupos de música ou teatro, voluntariado, etc., fazendo com que os seniores se sintam úteis, ativos e participativos.

Estão abertas as inscrições para o ano letivo 2019/2020 até ao final do mês de outubro, no gabinete de ação social do Município de Penela.

28/10/2019

Ação Social