Seminário Florestal. Secretário de Estado realçou a importância da floresta

• Seminário Florestal. Secretário de Estado realçou a importância da floresta

A avaliação das políticas públicas no setor agroflorestal – depois da dimensão, sem precedentes, dos incêndios que afetaram o Pinhal Interior em 2017 – numa perspetiva do seu contributo para o desenvolvimento e reordenamento sustentável da floresta, em particular e da propriedade rústica, em geral, e para o aumento da resiliência económica e social destes territórios, deve promover uma abordagem multidisciplinar que tenha em consideração as comunidades, os agentes locais e todo o conjunto dos recursos agroflorestais.

Foi esta linha de raciocínio que conduziu à formatação, pelo Município de Penela, do Seminário Florestal “Impacto das Políticas Públicas no Setor Agroflorestal no Pinhal Interior – após 2017” que decorreu no dia 31 de agosto, no HIESE, integrado no programa da XXX Feira do Mel.

Na sessão de abertura, Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, apelou aos municípios de baixa densidade, representados na sala pelos presidentes de câmara da Proença-a-Nova, Castanheira de Pêra e o vice-presidente de Oleiros, para se unirem e “traçarem estratégias conjuntas” no sentido de combater a desertificação.

O seminário decorreu com a apresentação do “Programa de Desenvolvimento Rural – Tipologia de projetos aprovados e em execução no Pinhal Interior – 2017-2019”, pelo gestor adjunto do PDR2020, Hélder Bicho, seguido de José Miguel Medeiros, presidente do conselho de administração/CEO da Florestgal, que descreveu “O Papel da Florestgal no Desenvolvimento e Gestão Florestal em Áreas de Minifúndio”.

João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Valorização do Interior encerrou a palestra e relembrou o percurso do programa de revitalização do pinhal interior, uma resposta reativa que nasceu em Penela após o grande incêndio de junho de 2017, com um conjunto de ações para o “restabelecimento do potencial produtivo”, alargadas posteriormente, aos concelhos afetados pelo incêndio de outubro, desse mesmo ano.

03/09/2019

Florestas