Apoio à Destruição dos Ninhos de Vespa Velutina 2019

• Apoio à Destruição dos Ninhos de Vespa Velutina 2019

Fundo Florestal Permanente

O Município de Penela encontra-se a desenvolver as ações consideradas na candidatura submetida e aprovada, no seguimento da publicação do anúncio de abertura de procedimento concursal  02/0143/2019, de Apoio à Destruição dos Ninhos de Vespa Velutina – 2019,  financiado pelo Fundo florestal Permanente.
As ações que constam da candidatura apresentada têm como objetivo contribuir para a destruição dos ninhos e colónias de Vespa Velutina, grande predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais da imprescindível função ecológica e, por consequência agrícola e económica, que é a polinização das plantas.
Pretende-se com esta candidatura proceder à destruição de todos de todos os ninhos definitivos identificados, conforme as especificações e utilização das técnicas e produtos homologados previstos no “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”.
O apoio para a destruição dos ninhos de Vespa velutina é concedido pelo Fundo Florestal Permanente sob a forma de subsídio não reembolsável, em regime forfetário, até ao limite máximo de 10.000,00.

22/07/2019

Proteção Civil