Câmara Municipal de Penela

Curso promovido pela UC traz investigadores internacionais a Penela

  • Curso promovido pela UC traz investigadores internacionais a Penela
  • Curso promovido pela UC traz investigadores internacionais a Penela
  • Curso promovido pela UC traz investigadores internacionais a Penela
  • Curso promovido pela UC traz investigadores internacionais a Penela
  • Curso promovido pela UC traz investigadores internacionais a Penela


O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra organizou a Summer School "Uncovering Cultural DNA of Place, and Activating for Local Development", em Penela, nos dias 8 a 12 de julho de 2019.

Este pretendeu ser um curso imersivo para desenvolver e aprofundar conhecimento em técnicas de mapeamento cultural e estratégias de desenvolvimento baseadas na cultura, com a oportunidade única de aprender com investigadores e profissionais aclamados internacionalmente, incluindo Lia Ghilardi, que liderou workshops da OCDE e é consultora especializada na área de cultura e planeamento do desenvolvimento local; Kathleen Scherf, especialista em deep mapping and place-making em pequenas cidades; e Nancy Duxbury, especialista internacional em mapeamento cultural. O evento reuniu ainda participantes de vários países: África do Sul, Áustria, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Grécia, Guam, Ilhas Cayman, Ilhas Maurício, Portugal, Suíça, entre outros.

Esta Summer School incluiu visitas de campo diárias, seminários de aprendizagem e workshops práticos onde os participantes, ativamente, envolveram-se na criação de uma solução para um problema ou desafio de desenvolvimento local, relacionado com situações reais.

Este evento insere-se nas atividades do projeto CREATOUR (2016-2019) financiado pelo programa PORTUGAL 2020, pelos COMPETE2020, POR Lisboa, POR Algarve e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Contou com a colaboração do projeto-piloto CREATOUR Mosaico.Lab, na sua organização, e com o apoio da Câmara Municipal de Penela, o Instituto Pedro Nunes – Incubadora, Incubadora HIESE, o Museu Monográfico de Conímbriga – DGPC e a Thompson Rivers University (Colúmbia Britânica, Canadá).

A sessão de abertura contou com a presença da Dra. Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que destacou a importância da cultura e do património como recursos essenciais para iniciativas de desenvolvimento local e regional. No último dia, 12 de julho, teve lugar uma sessão aberta ao público onde foram apresentadas as ideias desenvolvidas pelos vários participantes e contou também com a presença de Amândio Torres, em representação do Senhor Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.



Data

15/07/2019

Categoria

Desenvolvimento Económico

Partilhar notícia