Exposição “25 anos de história, 25 anos de recriações” da Feira Medieval

• Exposição “25 anos de história, 25 anos de recriações” da Feira Medieval

A exposição fotográfica “25 anos de história, 25 anos de recriações” de João Horta, dá a conhecer através da lente do Penelense, as vivências recriadas ao longo dos últimos 25 anos da Feira Medieval de Penela. Patente na sala de exposições da Biblioteca Municipal António Arnaut, até ao dia 1 de junho, a exposição irá fazer uma pequena passagem durante o decorrer da Feira Medieval, no Museu de Arte Sacra, no interior do Castelo, nos dias 25 e 26 de maio, sempre com entrada gratuita.

Breves notas sobre o autor da exposição
João Carlos Faustino Horta nasceu em Gonçalo, Guarda, mas cedo se radicou em Penela, terra que desde a sua vinda considera sua.
Desde sempre ligado ao associativismo fez parte da maioria das associações que o concelho possui, ajudando a fomentar a paixão pela vila a outros.
O gosto pela fotografia surgiu de forma natural e espontânea já numa fase posterior da sua adolescência, gostando de retratar algumas temáticas e expressões nas pessoas e na natureza.
Tem alguns trabalhos já expostos onde se destaca um olhar sobre o holocausto, intitulado “O Trabalho Liberta”, exposição autorizada pelo Museu Vivo de Auswitz, que colocou ao serviço das escolas e que tem percorrido algumas pelo nosso Portugal continental e ilhas.
Tem ainda uma participação ativa sendo colaborador dos dois jornais diários do nosso distrito Jornal as Beiras e o Diário de Coimbra, nas revistas: Olhares, Olho Nu e na Canon S.A Portugal, possui como portfólio uma página sua no Facebook intitulada hortaphotos e outra no Olhares com o mesmo nome.
Esta exposição, com mais de 160 fotografias selecionadas, foi exclusivamente preparada para a comemoração dos 25 anos desta temática medieval, na qual tem participado não só como fotógrafo, mas também como colaborador num dos parceiros das muitas feiras medievais já realizadas.

24/05/2019