PENELA. Festas de S. Miguel

• PENELA. Festas de S. Miguel

O concelho de Penela viveu, de 28 a 30 de setembro, as tradicionais Festas de São Miguel que, para além da ancestral Feira das Nozes, integraram a FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial, o artesanato e a gastronomia.

Com um programa de animação criteriosamente definido para abranger todos os públicos: “Expensive Soul” (dia 29) e Amigos do Zeca (dia 30), um espaço dedicado aos mais novos com a “Viagem Encantada” trazida à cena pela companhia de teatro Palco(A)4 e, aquele que foi um dos momentos mais altos protagonizado pela Escola de Dança e pela Banda da Sociedade Filarmónica Penelense, em que esta banda centenária, composta por cerca de meia centena de elementos maioritariamente com idades abaixo dos 25 anos, acompanhou ao vivo as excelentes coreografias das crianças e jovens que integram a sua Escola de Dança.

O Centro Social Polivalente do Rabaçal e o Clube Desportivo e Recreativo Penelense asseguraram o funcionamento das tasquinhas, enquanto o PREC – Penela Race Events Club manteve a tradição do TT Noturno enquanto o Parque Desportivo de S. Jorge acolhia o Torneio de Veteranos com a participação das equipas de Miranda do Corvo (Mirandense), Barcelos (Gil Vicente) e o anfitrião Penelense.

FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Penela

A FAGRIP, mostra das atividades económicas do Concelho com 24 anos de realização, agora com a colaboração do NEP – Núcleo Empresarial de Penela, proporcionou aos visitantes o que de melhor se faz no concelho de Penela nos diversos setores da atividade económica – na agricultura e comercialização dos produtos endógenos como o vinho e o mel, na indústria, nos serviços e no comércio – apresentados por 41 expositores.

Desfile de moda encantou público

Durante cerca de hora e meia, o recinto das FAGRIP vibrou com o glamour e encanto das propostas de moda de consagradas marcas de vestuário que integram a oferta dos estabelecimentos comerciais de Penela, nomeadamente, as lojas Pink, Damodas e Rosmodas e ainda, as tendências de cabeleireiro e maquilhagem promovidas pela Ana Paula cabeleireiros, New Look e Dália Cabeleireiros.
O “Penela Fashion 2018” foi conduzido pelo apresentador de televisão João Montez e contou com a participação de jovens penelenses acompanhados na passerelle pela atriz e modelo Olívia Ortiz.

Penela homenageou o “mérito” de Paulo Júlio

A sessão solene do Dia do Município, 29 de setembro, teve como momento alto a atribuição da Medalha de Mérito Politico, Social e Empresarial ao antigo presidente da Câmara Municipal de Penela e Secretário de Estado de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Paulo Júlio. Uma distinção que reconhece o enorme papel que o ex-autarca penelense teve em transformar o concelho de Penela num território respeitado e num espaço de oportunidades.

A cerimónia pública, presidida pelo conselheiro de Estado Luís Marques Mendes, contou com a presença de inúmeras personalidades da vida politica e empresarial local, regional e nacional, num claro reconhecimento do valor do homenageado enquanto autarca, governante, mas acima de tudo, enquanto pessoa íntegra e portadora de um conjunto de princípios que o tornam uma personalidade ímpar.

É esta linha de coerência e de princípios que o levaram dum percurso empresarial de sucesso, em que era diretor-geral duma empresa multinacional, para o serviço público enquanto Presidente da Câmara e depois Secretário de Estado e, no final, regressar novamente à atividade empresarial, desta vez numa empresa do concelho, a Frijobel, contribuindo para que esta seja hoje uma das três maiores empresas nacionais de transformação de pescado.

Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela na sua intervenção, dedicou parte do seu discurso à “coesão territorial” reforçando que a autarquia “vai continuar a apostar na captação de investimento, inovação, e na fixação de pessoas, consciente dos problemas, mas esperançoso nas oportunidades”. Terminou, enaltecendo a atribuição da medalha de mérito ao Eng. Paulo Júlio, sendo este um “reconhecimento de todos os penelenses”.

03/10/2018